29 outubro 2014

Momento Escola = Conhecendo o Construtivismo

Oi gente tudo bem...   
Hoje temos:




Oi gente como estar:)
Hoje vou falar sobre o Construtivismo

Como trabalho em uma escola que segue essa linha, percebo que muitos pais não conhecem ou até mesmo têm uma ideia errada sobre o que é o construtivismo, trouxe um resumo contando um pouquinho dessa linha de trabalho:

"Inspirado nas pesquisas do suíço Jean Piaget (1896- 1980), essa linha (que não consideramos um método) procura instigar a curiosidade no aluno, já que ele é levado a encontrar as respostas a partir de seus próprios conhecimentos e de sua interação com a realidade e com os colegas. Por exemplo, dentro do projeto pedagógico estudaremos os animais, neste momento o professor vai colher tudo o que os alunos sabem sobre os animais, destacando as características que eles conhecem até chegarem a conclusão que existe uma classificação para cada tipo de animal. O professor vai conversando de modo que as crianças tirem as suas conclusões.
Emilia Ferrero, ampliou a teoria para o campo da leitura e da escrita e concluiu que a criança pode se alfabetizar sozinha, desde que esteja em ambiente que estimule o contato com letras e textos.




O construtivismo propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estimulo a dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos. A partir de sua ação, vai estabelecendo as propriedades dos objetos e construindo as características do mundo. O professor não é o que sabe tudo, ele vai caminhando junto, pesquisando junto com a criança.
Noções como proporção, quantidade, causalidade, volume e outras, surgem da própria interação da criança com o meio em que vive. São as atividades concretas. Vão sendo formados esquemas que lhe permitem agir sobre a realidade de um modo muito mais complexo do que podia fazer com seus reflexos iniciais, e sua conduta vai enriquecendo-se constantemente. Assim, constrói um mundo de objetos e de pessoas onde começa a ser capaz de fazer antecipações sobre o que irá acontecer.
Essa proposta enfatiza a importância do erro não como um tropeço, mas como um trampolim na rota da aprendizagem. Chamamos de “erros construtivos”. O erro assumiu um papel importante nos últimos tempos, o que foi positivo do ponto de vista  da aprendizagem, pois percebemos a desconsideração que fazíamos aos nossos alunos em relação aos seus conhecimentos. A ideia de olhar esse erro como construtivo abriu portas para outros aspectos, o que fascinou e encantou os educadores. É lindo ver uma criança pequena escrevendo dentro de um sistema com hipóteses silábicas e mais tarde, alfabéticas; O que não pode acontecer é a criança em nível mais avançado continuar escrevendo errado. Uma coisa é o erro como processo de construção, outra coisa é o erro no momento em que a criança já escreve alfabeticamente. O professor deve criar situações nas quais o aluno posso colocar em jogo sua hipótese sobre a escrita. Por exemplo, um aluno que já apresenta uma escrita no nível alfabético ao escrever “caxorro” deve receber a intervenção do professor, seja mostrando outras palavras que utilizem o CH, seja colocando a dúvida: “Será que é com x ou ch?”. Sò deve priorizar a correção ortográfica dentro de um momento de produção textual, interrompendo o fluxo das ideias para corrigir a criança. O professor deverá encontrar o melhor momento para isso.
A teoria condena a rigidez nos procedimentos de ensino, as avaliações padronizadas e a utilização de material didático demasiadamente estranho ao universo pessoal do aluno.
As disciplinas estão voltadas para a reflexão e auto-avaliação, portanto a escola não é considerada rígida.
Existem várias escolas utilizando este método. Mais do que uma linha pedagógica, o construtivismo é uma teoria psicológica que busca explicar como se modificam as estratégias de conhecimento do individuo no decorrer de sua vida. "
Então, você já conhecia? O que achou?



Por : Profa. Melissa Machado

 

Vocês podem me encontrar aqui:









Espero que tenha gostado!!
Muito importante gente...
Nem eu sabia rss
Bjinhos :)

16 comentários:

  1. A escola do meu menino é construtivista e confesso que passei a adorar esse metade de ensino. Beijos www.maeparasempre.com

    ResponderExcluir
  2. O construtivismo na integra é maravilhoso, mas a dificuldade que muitos professores tem de trabalhar com ele é enorme.
    A escola que meus filhos estudaram ano passado era construtivista e eu curtia muito.

    ResponderExcluir
  3. Ah queria muito que a escola do meu filho fosse construtivista, mas infelizmente não é, que pena. Bjss

    ResponderExcluir
  4. com certeza o professor não sabe tudo
    e essa caminhada com as crianças
    ensinam muito, amei saber mais
    sobre o método

    Linda Tarde
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  5. Achei ótimo esse método de ensino, não conhecia. Toda escola deveria ser assim, acho super importante para as crianças. Super curti esse post. beijocas

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia os detalhes deste método, foi bom saber, achei interessante.
    Beijos
    Adri
    www.mamaesfacilidadesedicas.com

    ResponderExcluir
  7. É uma pena que esse método não seja aplicado em todas as escolas ou que nem todos professores o pratiquem
    bjcas
    http://www.estou-crescendo.com/

    ResponderExcluir
  8. Bom como não estou nessa fase de escola, estou for fora. É muito bom saber mais.

    beijos
    Geri Ferreira
    http://www.encantodemeninablog.com/

    ResponderExcluir
  9. que método de ensino ótimo hein, deveria ser assim em todas as escolas.
    ainda não conhecia esse método mas adorei saber sobre ele aqui.
    Informação nunca é demais né?
    Beijos
    www.beabadabeleza.com.br

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o método... mais achei super interessante.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o seu texto principalmente para quem tem dúvidas sobre essa teoria na hora de escolher a escola do seu filho! Eu já conhecia pois cursei Pedagogia e esse moço ai o Piaget é bem conhecido em nosso meio não é mesmo?! Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Ótimas informações, confesso que não conhecia esse método de ensino e seria muito bom se todas as escolas adotassem né? bjs!

    ResponderExcluir
  13. Muito legal! A minha menina estuda em um colégio assim... adoro!
    Bjs, Mundinho de Arianne

    ResponderExcluir
  14. Escolas construtivistas são muito boas, adorei o poster super bem explicado.
    bjos

    ResponderExcluir
  15. É muito bom quando temos a escola uma grande aliada das percepções dos nossos filhos
    Não conhecia esse método. Adorei saber um pouquinho mais.
    Bjks
    www.maevaidosa.com

    ResponderExcluir
  16. Foi bom saber disso vou falar com a minha irmã, pois ano que vem meu sobrinho já vai para a escola.Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sejam todos bem vindos!
Deixe seu comentário ele é o que alimenta meu cantinho :)
Vou ler com carinho e responder com alegrias
Bjinhos a todos

Leteia Bispo