25 junho 2017

Cuidados dos Seios na Gravidez


Oi gente...Hoje vou falar de  cuidados com os seios durante a gravidezAssunto que não me falaram na minha gestação mas é muito importante para toda mulher
que estar grávida





Vamos lá:
Os cuidados devem começar logo ser iniciado logo quando você souber da gravidez, que diminui os desconfortos e as dores que podem causar durante a amamentação e prevenir o aparecimento de estrias também.
Para aliviar as dores uma ótima solução é usar um sutiã de sustentação durante o dia e a noite, pois o sutiã ajuda a suportar o peso e o volume dos seios, alivia a dor e garante o conforto da grávida.
preferencialmente, de algodão, ter alças largas, sustentar bem os seios, não ter ferro e é importante que, à medida que os seios crescerem, a grávida aumente o tamanho do sutiã. A partir do terceiro trimestre, a gestante poderá usar um sutiã de amamentação para se habituar, pois deverá usá-lo depois do bebê nascer.


Cuidados para preparar os seios para Amamentação:

  • Tomar 15 minutos de sol por dia nos mamilos: A gestante deve tomar sol até às 10h ou depois das 16h, colocando filtro solar nos seios, exceto nas aréolas e nos mamilos, ajudando a prevenir as rachaduras nos mamilos e a tornar a pele mais resistente a fissuras durante a amamentação. Uma ótima alternativa para as gestantes que não podem tomar sol é usar uma lâmpada de 40W a 30 cm de distância dos mamilos;
  • Lavar os mamilos e as aréolas apenas com água: a grávida deve evitar produtos de higiene, como sabonetes, pois retiram a hidratação natural dos mamilos, aumentado o risco de rachaduras nos mamilos;
  • Deixar os mamilos expostos ao ar o máximo de tempo possível: é importante pois assim a pele fica mais íntegra e saudável, prevenindo fissuras e infecções fúngicas que podem surgir na amamentação.
  • Uma outra dica para preparar os seios para a amamentação é massagear os seios 1 ou 2 vezes por dia, a partir do 4º mês de gestação, pois a massagem ajuda a deixar o mamilo mais saliente para a amamentação, facilitando a sucção do leite pelo bebê.Para fazer a massagem, basta segurar no seio com as duas mãos, uma em cada lado, e fazer pressão da base até ao mamilo, cerca de 5 vezes, e depois repetir, mas com uma mão em cima e outra embaixo do seio, como mostra a imagem.

O que não fazer aos seios durante a gravidez

Durante a gravidez a mulher não deve:
  • Aplicar cremes, pomadas, sabonete ou outros produtos de cosmética na aréola ou mamilo;
  • Esfregar os mamilos com esponja, bucha ou toalha;
  • Extrair o leite ra do seio e aumentam o risco de lesões.

Como evitar as estrias nos seios

Para evitar as estrias nos seios durante a gravidez, a gestante deve passar um creme para estrias nos seios, no mínimo 2 vezes por dia, evitando passar na aréola ou mamilo.

Como fazer em caso de mamilos invertidos

VocÊs acreditam que os meus são assim e ninguém me ajudou a cuida los?
Nesse caso dos mamilos invertidos, ou seja, virados para dentro, a gestante deve tentar puxar os mamilos para fora, todos os dias, com a ajuda de uma seringa, de forma a prepará-los para a amamentação, como mostra a primeira imagem.
Uso da seringa para mamilos invertidosUso da seringa para mamilos invertidos
Massagem para mamilos invertidosMassagem para mamilos invertidos
Após usar a seringa, a grávida deve fazer uma massagem aos mamilos, segurando na extremidade e rodando-os como se estivesse aumentando o volume do rádio, como mostra a segunda imagem.
Outra opção para os mamilos invertidos são os corretores de mamilos, como o Niplette Corretor de Mamilos Invertidos da Avent, que têm a mesma função da seringa e que podem ser comprados em farmácias ou supermercados, assim como as conchas de base rígida para preparação do mamilo, como mostram as imagens.

Fonte :https://www.tuasaude.com/como-cuidar-dos-seios-durante-a-gravidez/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos!
Deixe seu comentário ele é o que alimenta meu cantinho :)
Vou ler com carinho e responder com alegrias
Bjinhos a todos

Leteia Bispo