21 agosto 2014

Momento Escola : Sobre Limites

Oi gente tudo bem...   Hoje temos:



Olá...tudo bem com vocês

Cada dia está mais difícil lidar com as crianças por conta da falta de limites,vemos em nosso dia a dia, em notícias da TV, como as crianças não aceitam o não!
Recentemente tivemos o caso do menino que foi atacado por um tigre, não podemos "culpar" ninguém , mas sabemos que o que de fato faltou ali foi Limite.
Limite para respeitar regras, limite para atender ao suposto pedido de outras pessoas para que se afastasse do perigo!




E na escola, como os educadores estão lidando com isso? 

Não é fácil, a escola precisa trabalhar em parceira com a família, precisam "falar a mesma língua"! Não adianta a professora ensinar uma coisa na escola se em casa a criança vivencia outra! Como posso falar para o meu aluno que ele não pode bater no colega se ele vive apanhando? Como cobrar da criança que fique sentado para fazer o seu lanche se em casa a mãe vive andando correndo com o prato na mão para dar o almoço pra ele? Educar é dar exemplos!
Uma outra situação envolve a questão da "culpa" (essa que temos desde que nos tornamos mães)...a criança fica o dia todo na creche e quando chega em casa a mãe fica com medo de contrariá-lo, de dizer o não, de fazer a criança sofrer! E a cada choro,a criança ganha aquilo que quer!! A criança se acostuma a ter tudo que quer,na hora que quer e acha que na escola vai ter que ser assim também! E não é! Na escola temos regras, temos horários, temos que respeitar a vez do outro e quando não se aprende isso em casa fica tudo mais difícil!

Outro dia perguntaram se dar pipoca para uma criança de dois anos fazia mal porque todos os dias, na saída da escola, a criança fazia a maior birra querendo pipoca!! Eu na hora pensei, não, a pipoca não vai ser o pior dessa situação, mas sim o adulto ceder a birra de uma criança de 2 anos e comprar só porque ela está querendo!! Aqui em casa já teve algumas birras por pipoca, mas eu nunca comprei todo dia, fixamos um dia da semana para isso e sempre quando ela saía da escola ela me perguntava: "Mamãe, hoje é dia de pipoca?"

Também percebo muitas pessoas dizendo que em casa a criança se comporta de outra maneira e que não entende como que na escola pode ser tão boazinha!! É que na escola não dá tempo para fazer a birra, não dá tempo para se jogar no chão e principalmente, seu pedido não é atendido de imediato!! Ela já sabe que na escola "seu público" é outro e esse chororô todo não cola. Imagina se a professora fosse fazer a vontade de 15, 20 alunos, não dá,né? A lei da coletividade não permite!

O meu recado de hoje é que a criança precisa de limites, ela sente falta de alguém para lhe direcionar. Você não vai deixar de ser uma ótima mãe/um ótimo pai se souber dizer não...muito pelo contrário,seu filho lá na frente vai te agradecer!





Por : Profa. Melissa Machado

 

Vocês podem me encontrar aqui:





E vocês estar pondo limite por aí ??
Super importante gente...
Bjinhos :)

11 comentários:

  1. Impor limite é uma maneira de educar e não de castigar, assim estaremos ensinando aos nossos filhos o que é certo e errado. Aqui em casa costumo tirar pc, jogos ou coisas que sei que gostam, quando não cumprem regras. Sei que entendem e sabem que é por um bem maior.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. concordo plenamente com tudo no seu post, impor limites é sim fundamental e importante para uma boa educação e criança sem limites ninguém merece, aqui isso é uma regra e até o momento tem dado certo, tanto em casa como na escola. Super beijo.
    Carlah Ventura - Intensa Vida

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente estamos vivendo na geração do tudo pode, muitas vezes são pais que tentam compensar falta de tempo e atenção com a aceitação de tudo e o pior é que a criança leva o mal costume para todos os lugares.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Para mim criança precisa de limites sim, é uma forma de educar e ensinar e não castigar, senão o que
    será dessa geração "eu posso tudo", imagine só.
    Muito bom o post, parabéns Melissa!
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi lindona!
    Muito legal saber, sua postagem é bem esclarecedora.
    Aguardo sua visita no meu blog.
    Meu Blog: ➥ Plantão da Beleza
    Minha Lojinha de Templates ➥ Lojinha Blog Chic
    Meu Instagram➥@simarapink
    Meu Canal no Youtube: ➥ Vídeos do Canal

    BeijosssssssssSimara Pink ♡♥♡♥♡♥♡♥♡♥♡

    ResponderExcluir
  6. Acho que muitos pais trocam as funções, querem que a escola eduque os filhos e educação vem de casa, claro que a escola é um complemento! Mas quem deve criar os filhos são os pais!
    Bjos
    Tatty Nunes - Mãe de Primeira Viagem

    ResponderExcluir
  7. Olha aí um assunto que sempre dá o que falar!
    Educação é exemplo sim, precisamos influenciar nossos filhos, saber a hora do não e tb quando podemos dizer o sim e dar o que foi pedido
    Aqui tem dias q passo um perrengue com o Joseph na volta da escola, pq quer tudo q vê pelo caminho, já teve dias que tive q levá-los aos berros pra casa pq disse não... faz parte, fazer o que?!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Concordo totalmente!
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post e concordo plenamente!! Temos que começar a impor limites desde cedo..

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Limites são necessários e dizer não tb é amar e educar! bjs

    Roberta Aquino
    Diário de uma Princesa

    ResponderExcluir
  11. Gostei!
    Concordo plenamente e devemos sim impor limites aos nossos filhos.
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sejam todos bem vindos!
Deixe seu comentário ele é o que alimenta meu cantinho :)
Vou ler com carinho e responder com alegrias
Bjinhos a todos

Leteia Bispo