10 julho 2014

Momento Escola : O ensino da letra cursiva

Oi gente tudo bem...   Hoje temos:



Olá...tudo bem com vocês

Hoje trouxe um assunto bem polêmico, um dos textos mais acessados no meu blog que traz em pauta a discussão sobre o uso da letra cursiva nas escolas de Educação Infantil.

Em pesquisas realizadas, alguns estados americanos avaliaram que o mais importante é se concentrar no aprendizado das letras bastão (de forma). Aqui no Brasil, dentro da proposta construtivista, utilizamos a letra bastão para alfabetizar, pois ela é de fácil visualização e não exige movimentos mais complexos na hora da escrita. Segundo Ferreiro, (apud nova escola, 1996, p. 11) começar a alfabetização com letra bastão é uma tentativa de respeitar a sequência do desenvolvimento visual e motor da criança.

Quero deixar bem claro que não sou contra o ensino da letra cursiva, só acho um absurdo escolas que fazem questão que a criança recém alfabetizada tenha uma letra perfeita e cobram o aprendizado da letra cursiva dos professores da Educação Infantil. Sempre digo que não vou perder o tempo precioso em sala de aula fazendo pontilhados para a criança cobrir. Alguns alunos fazem o próprio nome com a letra cursiva, porque eles tiveram interesse, começaram a tentar escrever seu nome "de mãozinha dada" (como eles chamam a letra cursiva) e eu achei melhor ensinar a forma correta, tudo naturalmente, sem cobranças e aceitando cada tentativa de aprendizagem!
Normalmente e o que eu acho correto, a letra cursiva começa a ser ensinada após a criança estar alfabetizada, aos 6 anos, antes disso é desnecessário forçar, até mesmo porque a coordenação motora ainda não está pronta. 
A criança na Educação Infantil tem que brincar muito, desenhar, criar e recriar, precisa ter a sua curiosidade estimulada através de projetos!
Quanto tempo se perde na Educação Infantil com atividades de cobrir pontilhados, com cadernos de caligrafia que acabam estressando a criança e fazendo-a perder o estímulo de frequentar a escola!
Não concordo que a escrita cursiva é fundamental para desenvolver a coordenação motora fina, existe uma série de atividades muito mais divertidas que estimulam a coordenação: brincar com massinha, cortar e recortar papel, desenhar e colorir. Utilizar o mouse no computador, fazer atividades utilizando o paint, tudo isso trabalha a coordenação motora fina! Segundo Saad Ellovitch, neuropediatra do Hospital Samaritano de São Paulo, o desenvolvimento da coordenação motora fina não está estritamente relacionado à escrita cursiva, mas também ao uso das mãos em movimentos sutis. “O cérebro se adapta às necessidades do corpo. Você pode desenvolver a motricidade fina, ou seja, a capacidade de execução de movimentos pequenos e delicados, com outras atividades, como por exemplo, o desenho”, afirma a especialista. O corpo é capaz de se adaptar assim às novas condições impostas pelo desenvolvimento humano. 

 Fiquem atentos às escolas que cobram letra redondinha, que mandam 3 folhas de tarefas e entopem as crianças de conteúdo na Educação Infantil! Informem-se, conheçam os Parâmetros Curriculares da Educação Infantil e veja quais são as necessidades das crianças nessa fase!

Por : Profa. Melissa Machado

 

Vocês podem me encontrar aqui:





E voces o que acharam?
Me contam aí :)
Bjinhos

19 comentários:

  1. Ah que post legal, bom eu aprendi escrever aos quatro anos de idade, comecei com a forma bastão, mais logo aprendi a forma cursiva, eu tinha inúmeros cadernos de caligrafia, acontecia isso da cobrança da letra perfeita, mas acho que sempre tive boa coordenação motora rs Mas acho que é preciso respeitar msm o desenvolvimento d cada criança, se não desanima ... ao longo da aprendizagem vai aprender naturalmente. bjoks Somando Conhecimento

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o post, meu filho com 5 anos esta na letra bastão, e ja tem dificuldades, fico imaginando no primeiro ano tadinho. bjs

    ResponderExcluir
  3. Letéia eu achei esse seu post muito pertinente, nós mães que não sabem do desenvolvimento motor como médicos ficamos pegando no pé de nossos filhos para que façam letras absurdamente belas e bem desenhadas, esquecendo que cada criança tem o seu tempo de aprendizado, que cada um reage com maior menor habilidade por conta de toda uma estrutura de aprendizado. Adorei e partir de agora vou cuidar de minha filha cm amis afinco mais amor e menos cobrança nas letrinhas tortas que ela fizer!

    ResponderExcluir
  4. Eu aprendi primeiro com letra de forma depois na primeira série mesmo aprendi a de mão e usei muito o caderno de caligrafia! Mas muito importante o post pois cada criança é de um geito e temos de respeitar cada desenvolvimento!
    bjos

    http://divaemaquiada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Muito importante esse post! Aqui as escolas não costumam exigir tanto, pelo menos foi assim com meus sobrinhos...
    Adorei o post...bjs

    ResponderExcluir
  6. Gosteeei, quando comecei aprendi com a de bastão mas eu detestava.. HUAHSUAS' bjoooos

    ResponderExcluir
  7. também sou contra isso amiga
    acho que as crianças vão aprendendo e a letra vai ficando bonita com o tempo

    ✿ʚïɞ✿´¨)Linda Noite
    ¸.•´¸.•✿ʚïɞ✿´¨)Beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas

    ResponderExcluir
  8. Estou amando seus posts Melissa
    me dão sempre parâmetro das coisas pra ficar de olho na luma em sua escola .. este tema é importante ... ainda caixa alta e uma tarefinha por semana .. bjs

    Roberta Aquino
    Diário de uma Princesa

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que conforme a criança cresce vai melhorando a letra sabe, meu marido tem uma letra perfeita melhor que a minha.
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Também acho um absurdo. Quando eu era bem pequenininha meus professores de pré ficavam bravos porque minha letra era "feia" mas eles não entendem que quando a gente ta aprendendo é difícil né?

    ResponderExcluir
  11. Eu antes pegava no pé da minha filha para fazer uma letra perfeita,mas não adiantava muito.Porém eu mudei a tática e comecei a pegar leve,com menos cobranças,e hoje com 9 anos ela tem a letra linda.Acho que colocar pressão só piora as coisas.
    Muito bom o post.
    Bjs...
    www.annelices.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olha, concordo com você em número, gênero e grau, com certeza as crianças pequenas tem que aprender a escrever e bem com a letra de forma e não se frustrar por não conseguir fazer cursiva, acho um absurdo o que algumas escolas tentam, por isso falei uma vez com a professora da minha filha, não impor para ela e letra cursiva, ela tem 4 anos está no pré I e já sabe escrever algumas letras, mas na letra de forma, tudo tem seu tempo.
    Adorei seu texto, aplaudo de pé tudo o que falou!

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  13. verdade concordo sempre fui muito cobrada por isso quando era criança principalmente minha tia mais crianças são crianças estão aqui pra aprender alfabetização não é tão facil quanto parece
    amei o post bj00s :*

    ResponderExcluir
  14. Olha como professora formada compreendo vocês mamães, mais vejo por um outro lado é na fase de criança que temos mais habilidade em aprender, porém é com o passar dos anos que a letra vai melhorando. Parabéns pela postagem!

    Beijos
    www.mariaulhoa.com

    ResponderExcluir
  15. Não precisa forçar a criança, com o tempo a letra vai melhorando conforme o desenvolvimento da criança.
    Beijos!
    www.mahmaquiagens.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Sempre escrevi com letras separadas, juntas não curtia e não curto..minha irmã tem a letra muito feia,ela tem 10 anos,falei pra minha mãe ter paciência que com o tempo melhora.
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Amei o post.
    Ano passado tive problemas na escola do meu filho mais velho , por causa da questão da letra . Tentamos conversar , eram oito páginas de exercícios , um estresse só , aguentei firme e esse ano ele foi para uma escola nova.
    A nova escola cobra a questão da letra , mas com uma abordagem diferente.
    Bjs!!!!

    ResponderExcluir
  18. Tudo é no tempo da criança, não podemos impor que a criança melhore a letra senão ela acaba se estressando ai sim é que vai ficar difícil a letra melhorar.
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Amei essa abordagem!
    Sabe o que me lembrei de como sofri pra aprender fazer as voltinhas... meu Deus!!
    Muito informativo seu texto para que possamos ficar atentos ao educação e trabalhinhos que chegam em casa.
    Joseph por enquanto na creche mais brinca, vejo algumas atividade de pintura expostas na sala, mas trabalhinho ainda não trás e acho q tá certo, ele tem 3 anos pra ficar com tarefas escolares.
    Bjs

    ResponderExcluir

Sejam todos bem vindos!
Deixe seu comentário ele é o que alimenta meu cantinho :)
Vou ler com carinho e responder com alegrias
Bjinhos a todos

Leteia Bispo