14 setembro 2013

Desenvolvimento da criança de 1 ano e 8 meses


Oi gente tudo bem...
Sempre gosto de acompanhar o baby center desde que fiquei grávida...
Cada mês o site traz algum sobre nosso filhos
Vou compartilhar com vocês o desenvolvimento na idade da Luma como é ....




vamos lá:

A essa altura, seu filho deve estar correndo por todo lado. Consegue até subir escadas sozinho, mas provavelmente ainda precisa de ajuda para descer. Você já testou se ele é bom de chute? Coloque uma bola na frente dele e veja o que acontece. Pular tirando os dois pés do chão ainda é difícil, assim como atirar uma bolinha longe com uma mão só. 

O intenso nível de atividade às vezes descamba para o lado errado. É normal crianças pequenas recorrerem a agressões, como chutes, empurrões e mordidas para se impor sobre os outros, e também para matar a curiosidade: "O que será que acontece se eu bater na Ana? Será que é a mesma coisa que aconteceu quando bati no Dudu?". 

Procure não exagerar na sua reação. Se você responder dando um tapa, vai estar ensinando a ele que bater pode. Deixe claro que esse tipo de comportamento é sempre proibido. Quando a briga é com o irmão mais velho, normalmente é mais fácil tentar convencer a criança maior a dar o exemplo. 

Com esta idade, as crianças são naturalmente curiosas e mexem em tudo, inclusive nos seus órgãos genitais. Não há com o que se preocupar, a não ser que esteja acontecendo o tempo todo. Só explique que as pessoas normalmente não gostam de ver os outros fazendo isso em público. 

Pequeno artista

Se você puser um giz de cera na mão do seu filho, talvez se surpreenda de vê-lo riscando algumas linhas horizontais e verticais -- embora a maior parte da obra de arte seja mesmo formada por rabiscos. 

Desenhar (ou rabiscar) é uma atividade que envolve a coordenação motora fina, como a habilidade de segurar coisas e o movimento de pinça. Também treina a coordenação visuomotora -- entre as mãos e os olhos -- e a imaginação

Pode ser, porém, que a criança não tenha o menor interesse em riscar o papel. Não há motivo para se preocupar. Ela provavelmente está empenhada em desenvolver outras habilidades, como andar com firmeza, correr, subir degraus etc. 

Se você quer experimentar as habilidades artísticas da criança, prefira papéis grandes e grossos, que não escorreguem fácil da mesa, ou prenda-os à superfície com fita adesiva. 

Caneta hidrográfica e giz de cera funcionam melhor para a criança, mas fique de olho nas paredes -- nem sempre fica fácil de limpar, se o desenho sair no lugar errado. Um ambiente razoavelmente controlado para esse tipo de atividade é o cadeirão. 


Comida no microscópio

A hora de comer está mais difícil? Com esta idade, a criança pensa no gosto, na textura e até na cor do alimento antes de colocá-lo na boca. Continue oferecendo comidas variadas, e segure o instinto de obrigá-lo a comer. Dê você o bom exemplo e coma com gosto, junto com ele, para quem sabe instigar a curiosidade e o interesse do seu filho. 

Embora a criança já mastigue bem, é bom cortar a carne em pedaços pequenos e ficar atento a alimentos perigosos, com os quais ele possa engasgar. 

Como vai seu papagaio?

Nesta fase, as crianças querem imitar e repetir tudo o que ouvem. Em média, com 1 ano e 8 meses, uma criança diz mais ou menos uma dúzia de palavras diferentes, mas isso varia muito. Há aquelas que falam muito mais que isso, e outras que não dizem quase nada, e todas são normais. 

O importante é saber que seu filho entende muito mais palavras do que as que consegue dizer. Faça um teste: peça a ele que vá buscar no quarto um travesseiro, por exemplo, e ele deve voltar com o objeto certo, mesmo que esteja longe de conseguir dizer a palavra. 

Está chegando a idade das birras

Os 2 anos de idade são tão famosos pelos escândalos e ataques de fúria que em inglês existe até o apelido "terrible twos" -- uma idade terrível. Mas todo mundo sobrevive, e o importante é saber que as birras são normais, e quase nenhuma criança escapa, nem mesmo as mais calmas e comportadas. 

Seu filho ainda não reclama de nada? Talvez a fase ainda não tenha começado. Os primeiros sinais são: ele insiste em fazer exatamente o que você acabou de dizer que não, ou se joga no chão quando fica muito irritado. A busca pela independência é tanta que às vezes a criança faz escândalo por uma coisa que nem quer de verdade, só para ver se tem o poder de consegui-la. 

Por mais bizarra que seja a situação, até engraçada, é difícil manter a cabeça fria na hora da gritaria. Um bom caminho é ficar por perto do seu filho, deixá-lo chorar e extravasar a raiva, que logo vai passar. Outros preferem distrair a criança com alguma outra coisa. 

Se você estiver num lugar público ou na casa de alguém, leve a criança para algum lugar mais isolado, até que ela se acalme. Guarde o castigo para daqui a alguns meses, quando ela já entender melhor como seguir regras. 

Cuidado com saídas à noite, ou no fim da tarde, perto da hora de dormir. Crianças cansadas são ótimas candidatas a um ataque de birra. Se for sair, procure levar o carrinho e uma comida de emergência para não deixar seu filho muito cansado ou com sono. Pelo menos você diminui um pouco o risco de um escândalo. 


Chamego e colo

Muitas crianças são bastante carinhosas nesta idade. Seu filho deve gostar de sentar no seu colo, porque sabe que esse é um jeito de ter sua atenção todinha para ele. Aproveite o contato para fazer coisas juntos: cantar, dançar, olhar um livrinho, fazer brincadeiras como "Serra, serra, serrador, serra o papo do vovô!". 

Até assistir a um desenho na TV juntinhos vale, afinal às vezes a criatividade para brincadeiras se esgota, ou você está cansada demais para fazer qualquer outra coisa. Só aproveite para comentar o que vocês estão assistindo, pois assim a criança aumenta seu vocabulário e interage com você, em vez de só ficar hipnotizada pela tela. 

http://brasil.babycenter.com/s3500047/1-ano-e-8-meses?scid=br_pt_mbtw_toddler_post20m0w#ixzz2euqJ0tfn


É assim que a Luma anda gente...
Bjinhos ...

14 comentários:

  1. Olá, flor, tb vim pela agenda de blogs e te seguindo..
    bjs,

    Cris Amber/www.maisdicasfemininas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Ola, Boa noite.
    Parabéns pelo trabalho.
    Vim retribuir a visita e já seguindo,
    Bom Final de semana, Beijinhos da Lú

    ResponderExcluir
  3. É tão gostoso, perceber como nossas crianças estão desenvolvendo. Curto cada descoberta deles, desde a mais velha ao bebê. Adorei seu post. Bjs

    http://soumaedecinco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Que legal amiga adoro ler sobre o desenvolvimento das crianças tb pudera com sobrinhos pequenos temos que ficar atentas a tudo.
    Bju
    Toninha
    http://www.educar-oprimeiropasso.com/
    http://toninha-ferreira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Muito legal! É tão bom ver nossos pequenos crescendo! Meu bebê está com 2 anos e 2 meses! beijos

    ResponderExcluir
  6. Até hoje eu acompanho esse site e recebo por email quando está pertinho do Lucas mudar de meses.

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Amei seu blog, muito fofo! Seguindo, é claro!
    Ah, estou seguindo com outra conta (Egri).
    http://oestudantedemoda.blogspot.com.br/
    Boa semana. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. ah amiga a Luma tá linda graças a Deus desenvolvendo bem
    e um lindo papagaio rs

    linda noite beijokas

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. arrsrrs amiga acompanho o baby center ja faz mais de 2 anos desde que engravidei a alycia e olha que me ajudou e me ajuda bastante, adoro o site..
    e a luma esta bem esperta lembro a alycia nessa idade nossa ja falava tudo..depois dessa idade o tempo voa
    bjos

    ResponderExcluir
  10. ola obrigada pela visita lindo seu blog parabens,seguindo.bjs

    ResponderExcluir
  11. Eu seguia muito por lá também, me tirou muitas duvidas esse site !
    Bjinhos

    http://mamaenathan.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu amo as dicas deste site, adoro acompanhar o crescimento do Isaac.
    Fase super gostoso, aprende a falar tudo, come menos, começa as birras, os carinhos sãi ainda mais expresivos... Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  13. também adoro o site da baby center, adoro as dicas.
    beijos
    http://diariodasprincesasdamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Não sou mãe, mas gostei de saber um pouco sobre
    o desenvolvimento dos pequenos! Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sejam todos bem vindos!
Deixe seu comentário ele é o que alimenta meu cantinho :)
Vou ler com carinho e responder com alegrias
Bjinhos a todos

Leteia Bispo