07 fevereiro 2017

Como escolher uma escola para nossos filhos


Oi gente tudo bem...
Escolher uma escola para nossos filhos tem que ser  uma das prioridades ...
Hoje trago algumas dicas que estar me ajudando muito nessa escolhas...

A mãe moderna tem que estar atenta a todos os aspectos da vida em família, não é? Além de buscar o crescimento profissional e gerenciar os muitos afazeres da casa como lavar roupa e fazer despesa, essas mamães também acompanham de perto a educação dos filhos. E parte desta preocupação é oferecer uma boa formação escolar, de preferência em uma instituição que atenda ao perfil da criança e as expectativas dos pais. Mas, como fazer esta escolha? Quais os critérios são relevantes antes de fazer a matrícula? Se você não sabe por onde começar e está com dificuldade para pesquisar sobre o assunto, não deixe de ler este artigo que reúne dicas essenciais para encontrar a melhor opção de escola para o seu filho.





1- Por que a escolha da escola é importante?

A escola tem um papel fundamental no desenvolvimento e no aprendizado de uma criança. No entanto, para cumprir seu papel formador com êxito é necessário que a instituição ofereça as condições necessárias para estimular, apoiar e orientar seus alunos de maneira adequada. Além da metodologia pedagógica e a infraestrutura, outros fatores igualmente importantes devem ser avaliados antes dos pais assinarem a matrícula. Veja alguns deles:

1    2.    Localização: 

P     Prefira sempre uma escola perto de casa para facilitar a locomoção. Não faz sentido passar horas no trânsito antes e depois da aula. Pense que seu filho poderá aproveitar este tempo de um jeito melhor, com uma atividade física ou até mesmo brincando em casa, sem falar que o trânsito pode estressar as crianças mais novinhas.  

2   3. Boas referências: 

C   Converse com vizinhos, amigos e parentes que tenham filhos em idade escolar, você pode recolher bastante informação sobre uma escola a partir das experiências de outros pais. Na falta de indicações de conhecidos, consulte sites e portais de educação na internet. Tanto o Ideb quanto o QEdu oferecem avaliações sobre escolas de todo o Brasil e podem servir como uma boa base de comparação.

3  4.   Visite a escola pessoalmente: 

       Isso é um detalhe muito importante. Mesmo depois de se informar o suficiente sobre uma instituição, vale a pena fazer até mais de uma visita para evitar arrependimentos. Além dos quesitos básicos como limpeza e infraestrutura, observe como os professores tratam os alunos. Se são atenciosos, cuidadosos e importam-se com as perguntas das crianças. 

3    5.  Observe a reação da criança: 

      Se possível, leve a criança em uma destas visitas e veja se ela demonstra interesse e afinidade com o lugar. Se achar que a escola é uma boa opção, saliente seus atrativos para que seu filho simpatize com ele
       
      6   Preços: 
     
     Se optar por uma escola particular fique atento aos custos adicionais para evitar surpresas. Informe-se sobre taxa de matrícula e o valor dos materiais didáticos. E claro, faça uma escolha realista que se adapte às suas condições financeiras. Assim não há o risco da criança se sentir descolada ou precisar sair da escola alguns meses depois porque a mensalidade é muito alta.

             7.    Depois da escolha, acompanhe a adaptação: 

     Sim, a melhor maneira de descobrir se tomou a decisão certa é através do acompanhamento das atividades escolares. Para saber se a instituição da sua escolha tem a capacidade de cativar a criança, faça perguntas sobre o dia dela na escola, veja se ela se diverte e tem bom relacionamento com os colegas. Não deixe de conferir os trabalhinhos e observe se o seu filho fala da escola com interesse. Por último, procure frequentar os eventos e as reuniões para estabelecer um relacionamento mais próximo com os professores e outros pais. 

Muitos cuidados temos que ter neh gente...
     Sempre temos que buscar para os nossos pequenos tudo que é bom e agradável, 
    Que permitem eles aprenderem em ambientes que esteja dentro de normas de uma escola



          Foto: Agência de Notícias do Acre
Texto produzido pela OMo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos!
Deixe seu comentário ele é o que alimenta meu cantinho :)
Vou ler com carinho e responder com alegrias
Bjinhos a todos

Leteia Bispo