23 janeiro 2017

Com que Idade devo colocar meu filho na escola?


Oi gente tudo bem...   
Qual idade certa para pro nossos filhos na escola hein?
Veja a matéria e deixe seus comentários!









Estive pesquisando uma questão angustiante da maternidade: mandar os filhos ainda pequenos para a escola pode ser uma má decisão?

Lendo muito cheguei a duas conclusões sobre o assunto.

A primeira serve de alerta aos pais que optam por deixar os filhos longe das classes de jardim de infância - e é um alívio para as mães que trabalham fora: ingressar cedo na escola não só não é prejudicial às crianças como costuma ter consequências positivas no aprendizado a longo prazo. Não é a primeira vez que um trabalho acadêmico descortina os efeitos benéficos da escola nos primeiros anos de vida.

A metade delas ficou em casa até os 5 anos, entregue aos cuidados da mãe ou de uma babá, enquanto a outra parte frequentou a escola. Até a chegada da pré-adolescência, os dois grupos foram submetidos a provas para medir o desempenho escolar.
Resultado: os estudantes enviados ao jardim de infância antes do ensino fundamental se saíram melhor em todas as disciplinas testadas. "Está claro que ir à escola no princípio da vida faz parte de um conjunto de fatores que definem o sucesso nos estudos".

O segundo dado valioso da pesquisa joga luz sobre outra dúvida comum aos pais: a melhor idade, afinal, para matricular os filhos. Muitas famílias protelam essa decisão até as vésperas do ensino fundamental, por volta dos 6, 7 anos. O trabalho revelou, no entanto, que é a partir dos 3 anos que a escola passa a ser mais proveitosa. Antes disso, o que mais pesa em favor do desenvolvimento intelectual das crianças são o afeto e a atenção individual - não importando se vêm de casa ou da creche. Depois dessa fase, estar num ambiente com outros adultos e crianças funcionam como alavanca ao aprendizado - e isso repercute ao longo do restante da vida escolar. Ao limitar ao contato com a mãe ou babá, a criança toma familiaridade com um único jeito de se expressar e tende a se concentrar no vocabulário mais empregado em casa. "A escola, por sua vez, a expõe à diversidade".


Considerações finais: Se a criança pode ficar em casa até fazer os 3 anos é bom pois  2 anos é a idade mínima para a ingressam na escola, é a partir dessa idade que a criança saudável tem o sistema imunológico maduro,  ou seja as defesas pronta, e é a partir de 3 anos que a criança começa a lidar com o coletivo.                                                                 E depois que se é inserido no ambiente escolar, não para mais, vem a faculdade, cursos, trabalho, etc, então se você pode ficar com seu filho aproveita bem.


Por Nanda Álvaro
do Blog Mamãe de Duas
Bjinhos :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos!
Deixe seu comentário ele é o que alimenta meu cantinho :)
Vou ler com carinho e responder com alegrias
Bjinhos a todos

Leteia Bispo