03 novembro 2016

20 sintomas de Gravidez!

Os primeiros sintomas de gravidez são importantes sinais de alerta para a futura mãe, pois fazem com que a mesma procure logo um dos métodos para o diagnóstico, seja através do exame de sangue ou do simples teste de gravidez de farmácia Algumas mulheres também recorrem a testes caseiros de gravidez, mas esses, além de não funcionarem, ainda podem fazer mal . Saber precocemente que está grávida é essencial para que a mulher inicie o seu seguimento pré-natal o mais cedo possível. 
As mulheres que ficam sabendo da gravidez nas primeiras semanas podem tomar medidas que beneficiam o feto, tais como, melhorar o controle de glicose no sangue, aprimorar a dieta, usar suplementos, como ácido fólico e ferro, vigiar a pressão arterial, tratar infecções precocemente e evitar o consumo de álcool ou drogas potencialmente nocivas ao bebê no primeiro trimestre de gestação  e O QUE A GRÁVIDA PODE COMER?). Os primeiros sinais e sintomas da gravidez surgem geralmente três semanas após a fecundação. Em alguns casos, porém, a gravidez já mostra sinais tão cedo quanto o sexto dia após a concepção. Portanto, apesar de não ser habitual, é perfeitamente possível a mulher já apresentar sintomas de gravidez antes da menstruação atrasar.






1 – PEQUENO SANGRAMENTO VAGINAL
Uma vez fecundado o óvulo por um espermatozoide, o agora embrião percorre as trompas e se implanta na parede do útero em 6 a 12 dias. Esta implantação pode causar um pequeno sangramento uterino, que muitas vezes é confundido com uma menstruação que está para chegar.
Como esse sangramento costuma ocorrer próximo ao período em que a menstruação é esperada, algumas mulheres o tratam como uma menstruação que veio fraca e nem desconfiam que este é o prime

iro sinal da sua gravidez.


 2 – CÓLICAS OU DOR ABDOMINAL
Além de um sangramento leve, a gravidez inicial pode causar algum desconforto na parte inferior do abdômen, às vezes, uma sensação de inchaço na barriga, mimetizando os sintomas que surgem dias antes da menstruação.
Durante a gravidez, o útero sofre alterações constantes, inclusive de tamanho, o que estimula o aparecimento de algumas contrações uterinas, sentidas pela mulher como cólicas. É comum também uma sensação de peso na parte inferior do ventre.

 3 – ATRASO MENSTRUAL
O atraso da menstruação é o sinal clássico de gravidez. É geralmente o sinal que faz com que a mulher procure fazer um teste para saber se está grávida.

 4 – AUMENTO DOS SEIOS / DOR NAS MAMAS
Outro sinal típico de gravidez, o aumento das mamas pode surgir com apenas uma ou duas semanas de gestação. Além de maiores, as grávidas podem sentir os seios mais sensíveis e com sensação de inchaço. Às vezes, o simples ato de tocar nos seios ou vestir o sutiã torna-se incômodo.
O aumento dos seios ocorre por alterações hormonais que promovem a estimulação das glândulas mamárias, preparando-as para o período de amamentação que virá nos próximos meses. Em algumas mulheres, estas alterações ocorrem precocemente, enquanto outras só notam alterações nas mamas após passadas várias semanas de gravidez.

5– ALTERAÇÕES NA APARÊNCIA DOS SEIOS
Além do aumento de volume e da dor, os hormônios produzidos na gravidez fazem as mamas das grávidas mudar de aparência. É comum haver escurecimento dos mamilos e aparecimento de veias ao redor dos seios. Estas alterações duram até o fim da amamentação.
 6 – NÁUSEAS E VÔMITOS
As náuseas e vômitos da gravidez costumam surgir entre a 6ª e a 12ª semana de gestação. Entretanto, há mulheres que apresentam estes sintomas já na 4ª ou 5ª semana de gravidez.
Náuseas e vômitos são sintomas típicos do primeiro trimestre de gravidez e tendem a desparecer no segundo trimestre. Em alguns casos, os enjoos da gravidez são tão intensos que a mulher não consegue nem se alimentar. Casos graves, com necessidade de apoio médico, são chamados de hiperemese gravídica.

7 – CONSTIPAÇÃO INTESTINAL – PRISÃO DE VENTRE
O aumento da produção do hormônio progesterona na gravidez faz com que alguns órgãos e tecidos do corpo fiquem mais “frouxos” ou “relaxados”. Isso ocorre de forma a facilitar a grande expansão de volume do útero que está por vir. Um dos órgãos que sofre esta ação são os intestinos, que ficam com menor capacidade de contrair, tendo mais dificuldade de manter o transito intestinal normal. Portanto, um sintoma de gravidez pouco comentado é a constipação intestinal (prisão de ventre).

8 – INCHAÇO ABDOMINAL – BARRIGA INCHADA
Você jurava que até a semana passada cabia naquela calça jeans super justa, e agora, de repente, a calça já não fecha mais na barriga. Mesmo quando o feto ainda é muito pequeno para causar expansão do útero, algumas mulheres podem notar um certo inchaço na região abdominal, que ocorre já como preparação do corpo para suportar o crescimento uterino. Esse inchaço é outro sintoma que pode ser confundido com os sintomas pré-menstruais.
 9 – CANSAÇO E SONO EXCESSIVO
Uma sensação de cansaço desproporcional às suas atividades diárias é um sintoma de gravidez muito comum. Esta fadiga pode surgir com apenas uma semana de gestação. Se você já tem uma rotina cansativa durante o dia, ela pode se tornar exaustiva.
Aumento do sono também é muito comum. O seu corpo dá sinais de que precisa descansar com mais frequência. Você pode começar a querer ir para a cama mais cedo e ter mais dificuldade do que o habitual para acordar pela manhã. Durante o dia, uma boa soneca parece ser tudo o que você mais deseja.
O cansaço e o sono na gravidez ocorrem por alterações hormonais, principalmente da progesterona que age diretamente nos sistema nervoso central e nos sistemas respiratórios e cardiovascular. O cansaço também é um sintoma do início da gravidez que habitualmente desaparece no segundo trimestre, mas ele retorna no final da gravidez, quando o bebê já encontra-se grande e pesado.
 10 – VONTADE FREQUENTE DE URINAR
Após cerca de seis semanas de gravidez, a grávida começa a sentir vontade de urinar com maior frequência. Estas viagens ao banheiro podem ocorrer, inclusive, durante a madrugada, atrapalhando o sono da gestante.

11 – DESEJOS ALIMENTARES
O desejo por certas comidas nas primeiras semanas de gestação é um dos sintomas mais clichés da gravidez. O desejo por alguns alimentos pode até fazer mulheres vegetarianas sentirem vontade de comer hambúrguer.
Do mesmo modo que surgem desejos, as grávidas também podem apresentar aversões a certas comidas e/ou cheiros. Aquele restaurante japonês que você adora, durante uma gravidez pode lhe causar náuseas só de passar pela porta.
12 – ALTERAÇÕES DO PALADAR E DO OLFATO
Além de ter desejos e aversões alimentares, a mudança de paladar é um outro sintoma muito comum de gravidez. Doces podem ser tornar demasiadamente doces, o café que você adora passa a ter um sabor esquisito e durante o dia você pode sentir um gosto de metal na boca sem nenhum motivo aparente.
13 – AVERSÃO A ODORES FORTES
Assim como alguns alimentos causam enjoos nas primeiras semanas de gravidez, odores intensos, mesmo que agradáveis, como os de perfumes ou comidas, podem fazer você se sentir enjoada. Odores ruins ou muito fortes, como fumaça de cigarro, gasolina, álcool, produtos de limpeza, etc., causam o mesmo efeito.
Um sintoma comum de gravidez é uma maior sensibilidade do olfato. A gestante refere a sensação de ter desenvolvido uma super olfato. Odores que passavam despercebidos ou não incomodavam, agora se tornam insuportáveis.
14 – ELIMINAÇÃO FREQUENTE DE GASES
Algumas mulheres experimentam um aumento dos gases intestinais nas primeiras semanas de gravidez. Este pode ser um sintoma embaraçoso nos casos em que a gestante precisa ficar horas presa dentro de um escritório ou sala com outras pessoas. Há aumento na necessidade de arrotar e de soltar flatos (pum)
15– TONTURAS
Tonturas é um dos daqueles clássicos sintomas de gravidez que aparecem em todos os filmes quando a personagem fica grávida. Os hormônios da gravidez provocam diversas alterações no organismo da mulher, que realmente podem provocar tonturas, entre elas estão a queda da pressão arterial, redução do níveis de açúcar no sangue, anemia, aumento da frequência respiratória (que pode levar a uma hiperventilação durante um esforço físico), alimentação insuficiente devido aos enjoos, etc.


Em fases mais avançadas da gravidez, o útero grande, principalmente quando a mulher está deitada de barriga para cima, pode comprimir a veia cava, reduzindo o volume de sangue que chega ao coração. Por isso, as grávidas devem sempre dormir de lado.
16 – VARIAÇÕES DO HUMOR
Outro sintoma de gravidez que todo mundo já viu em filmes. A grávida pode chorar até quando vê comercial de televisão. Coisas pequenas podem ganhar uma relevância desproporcional.
Variações súbitas de humor também são comuns, a grávida pode ir da alergia à tristeza ou da simpatia a explosões de mau humor com pessoas próximas de uma hora para outra. Há casos de grávidas que até demissão do emprego pedem.
17 – DOR DE CABEÇA
Alterações hormonais, relaxamento dos vasos sanguíneos e alterações do fluxo sanguíneo cerebral explicam por que algumas grávidas passam a ter dor de cabeça durante a gestação. O estresse e o cansaço também contribuem. A dor de cabeça é um sintoma que costuma surgir já nas primeiras semanas de gravidez.
18– DOR LOMBAR – DOR NAS COSTAS
O excesso de peso que a grávida tem que carregar na barriga por meses é a principal causa das suas dores lombares. Porém, a dor lombar pode surgir precocemente, antes do bebê estar muito pesado. A progesterona causa um relaxamento da musculatura e dos ligamentos de várias partes do corpo, incluindo das costas e abdômen, fazendo com que a grávida altere sua postura e tenha dificuldades de lidar com o próprio peso.
19 – ACNE – CRAVOS E ESPINHAS
Alterações hormonais podem fazer com que algumas grávidas desenvolvam acne ou apresentem agravamento da acne que já possuíam antes. No sexo feminino, acne está muito relacionada a desbalanços dos hormônios sexuais, que provocam aumento da oleosidade da pele. A acne na gravidez pode ser leve ou grave e pode surgir em qualquer momento da gestação.
 20 – CORRIMENTO VAGINAL


O surgimento de corrimento vaginal ou intensificação do seu corrimento habitual são sintomas normais na gravidez. Em geral, o corrimento da gravidez é igual ao corrimento fisiológico que algumas mulheres têm, sendo este espesso, leitoso ou transparente, e sem odor.
Conclusão
Os sinais e sintomas de gravidez descritos acima sugerem a existência de uma gestação em curso, mas de modo algum servem para confirmá-la ou descartá-la. Algumas mulheres apresentam apenas um ou dois sintomas inicias de gravidez, enquanto outras podem apresentar quase todos os sintomas descritos acima. Nenhum dos sinais ou sintomas expostos neste artigo é exclusivo de gravidez. Várias outras doenças ou condições podem provocar sintomas semelhantes. Portanto, o diagnóstico definitivo deve ser obtido através da dosagem do BhCG, seja ele na urina ou no sangue.

Fonte : http://www.mdsaude.com/2012/01/sintomas-gravidez.html


9 comentários:

  1. Oii bom dia tenho muitas duvidas....a minha mestruaçao esta atrazada desde fevereiro fiz um beta de sangue em maio pos sentia dores abnominais e meus seios estavam doendo mas o exame deu negativo....entao fui ao hospital ver o que estava acontecendo com meu corpo e ainda me chingarao me chamando de burra dizendo que se o meu exame de sangue firmou que eu nao estava gravida nao tinha o porque estar no hospital..isso ocorreu no mes de maio..e ate agora nao veio ainda a minha mestruacao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure um ginecologista. Pode ser alterações hormonais por tomar anticoncepcional ou ter parado também. Eu li a matéria e pelo que diz estaria grávida kkkkk... mas foi por ter parado de tomar anticoncepcional. Nosso corpo é como uma máquina, qualquer coisa que você altera tanto em medicações qto hábitos alimentares dá uma certa diferença. Mas procure um ginecologista, pode ser alguma infecção. Minha menstruação tbm não é regulada...

      Excluir
  2. Ola eu tõ tendo dores de cabeca todos os dias fadiga canssaco tonturas e ancia de vimito e sinto como meu se o meu estomago tivesse cheio nao conssigo. Comer sem nojo

    ResponderExcluir
  3. Minha mestruacao sempre vem 6 dias e esse mês veio 3 dias e parou e passou 2 dias e veio mais um pouco e parou,isso é normal ou posso está grávida?

    ResponderExcluir
  4. Olá já a uns meses que deixei de tomar a pílula e tem vindo o priudo o mês passado veio dia 15 este mês veio dia 21 más ponderei estar grávida tenho uma barriga enorme e a minha roupa está mais a pertada tenho alguns sintomas de grávida que deva fazer?

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde
    Tem 2 meses que estou sentindo minha mestroacao estranha
    No primeiro mes ela veio sangue vivo e um cheiro muito forte
    No segundo mes veio escura
    So que eu tomava anticincepicional
    Estou sentindo meus seios inchando doendo
    E minha barriga tb
    So que fiz o beta e deu negativo
    Gostaria de saber se o beta pode existir o falso negativo
    Pois conheci uma moca que o beta deu negativo e o de urina positivo

    ResponderExcluir
  6. Oi boa noite minha menstruação veio 3 vezes esse mês esse pode ser um sinal de gravidez

    ResponderExcluir
  7. Nossa, menina de Deus, esses 20 sintomas são muita coisa, né?
    Nosso corpo se transforma, é incrível como que uma gravidez pode mudar tanto a gente.
    Eu encontrei uma página que vem me ajudando com dicas e contando mais sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  8. Acho interessante a escolha da palavra "sintomas" pra se referir aos sinais de uma possível gravidez. MAs parabéns por apresentar a informação de maneira tão clara e objetiva. Estou atualizando meu site sobre o mesmo assunto e espero escrever um texto nesse nível.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem vindos!
Deixe seu comentário ele é o que alimenta meu cantinho :)
Vou ler com carinho e responder com alegrias
Bjinhos a todos

Leteia Bispo