06 julho 2016

Porque criar uma Rotina para os bebês?


O que são Rotinas ?
As rotinas definidas pelos pais são aquelas em que os pais impõem a agenda do dia do bebê, com horários bem específicos para a alimentação, brincadeiras e sonecas. 
Os pais que escolhem este tipo de rotina raramente permitem que o bebê saia dos horários.

Muitos acreditam que planejar os horários das atividades do bebê e seguir à risca a rotina estabelecida ajuda a criança a regular seu relógio biológico e cria a estrutura que ela precisa para um desenvolvimento saudável. 





Para os adeptos da rotina rígida, alimentar o bebê em livre demanda é problemático porque pais e mães inexperientes podem interpretar qualquer chorinho do bebê como sinal de fome, em vez de procurar outras possíveis causas para o desconforto.

O resultado, segundo eles, é uma rotina exaustiva em que os pais alimentam constantemente o bebê, e que acaba se prolongando muito além das primeiras semanas de vida. 

No fim, afirmam os defensores da rotina rígida, ao ser amamentado a toda hora, o bebê acaba sempre "beliscando" em vez de mamar de verdade, não só mamando mal, mas deixando de receber o leite do final da mamada, que é muito mais rico em gordura e deixa o bebê mais satisfeito. (Observação: os que defendem as rotinas definidas pelo bebê dizem exatamente o contrário.) 

Para os autores que defendem a rotina rígida, se amamentado a toda hora o bebê também poderia dormir menos, porque acorda mais seguido para mamar, e a mãe, exausta, pode acabar desistindo de amamentar. 

Outra preocupação deles é que o bebê que só é alimentado quando "pede" poderia não mamar o suficiente, porque os mais dorminhocos não acordam sozinhos para mamar.

O principal é estabelecer um horário. Os especialistas que defendem esse método dizem que isto deve ser feito muito cedo, ainda nos primeiros dias de vida do bebê. A partir daí, os pais devem seguir religiosamente a rotina, todos os dias, até que ela "pegue".


As rotina rígida impõe uma certa ordem e ritmo que acalma e dá segurança ao bebê, assim como aos pais e cuidadores. Para os pais de primeira viagem, as rotinas definidas pelos pais oferecem a promessa de que o bebê dormirá, comerá e brincará o suficiente, e seus pais terão horários previsíveis de sono e descanso. 
Essas rotinas serve para cuidar dos bebÊs e os Pais também...

O futuro deles dependem de nós pais!
Fonte: http://brasil.babycenter.com/a25007917/filosofias-de-cria%25C3%25A7%25C3%25A3o-rotina-definida-pelos-pais#ixzz4DfA0rbzq

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos!
Deixe seu comentário ele é o que alimenta meu cantinho :)
Vou ler com carinho e responder com alegrias
Bjinhos a todos

Leteia Bispo