21 janeiro 2015

Momento Férias: Trabalhos Manuais para incentivar o Lado Artístico do seu Filho

oii gente tudo bem...
Crianças de férias o que devemos fazer hein!!
Muita correria nessa hora...
Hoje vim compartilhar algumas dicas básicas que podemos fazer para ocupar 
eles ou elas :)

Crianças já nascem artistas. É com as mãos que elas conseguem expressar a maneira como enxergam o mundo, já que nem sempre são capazes de descrever com palavras suas experiências e sentimentos. Muitas vezes a criança precisa desenhar a experiência de ter ido ao zoológico ou ao parquinho para mostrar tudo que aprendeu ou chamou sua atenção: como as nuvens pareciam fofinhas ou o leão parecia despenteado. Além de expressar os sentimentos de alegria, que nem sempre consegue traduzir de outra maneira.

É por isso que psicólogos e pedagogos incentivam tanto a prática de trabalhos manuais. Eles são muito mais do que entretenimento e tempo de qualidade com os filhos. São uma ferramenta para estimular não só o aprendizado motor, mas também o desenvolvimento emocional da criança.

Então nada mais perfeito do que o período de férias escolares ou os dias chuvosos de inverno para exercitar a criatividade e não deixar a criançada entediada. Aqui estão algumas dicas de trabalhos manuais práticos e fáceis. As crianças podem fazer arte dentro de casa e você não precisa se preocupar em como lavar roupa suja de lama ou desencardir meias depois:

-       Escolha um tema como a chuva, o vento ou o arco-íris. Você também pode juntar algumas ideias afins num tema só, como todas as anteriores. A partir daí as atividades podem seguir o rumo que seu filho desejar.
-       Tenha em casa um estoque básico de materiais para o seu filho soltar a imaginação sempre que possível. Papel, giz de cera, lápis de cor, canetinhas, tinta guache, cartolina, tesoura sem ponta, pincéis, cola branca, fita crepe, giz e barbante são alguns exemplos.
-       Aproveite para reciclar itens que iriam para o lixo como tampinhas de refrigerante, palitos de sorvete, latas, garrafas de plástico, embalagens de cereal. Tudo pode virar uma obra de arte nas mãos do seu filhote!

Aqui estão alguns exemplos de trabalhos manuais que você pode fazer com seu filhote e praticar as ideias acima:

Criatividade nas paredes

-       Cole cartolinas nas paredes e peça para o seu filho ilustrar como ele acha que é o vento, a chuva ou o arco-íris. Você pode aproveitar para ensinar que ele não pode riscar as paredes e estimular o uso de diferentes recursos como lápis de cor, tintas, colagens...

Criar um dia de sol

-       Uma boa ideia se estiver frio ou chovendo é mostrar como é possível criar outros cenários. Usando tinta aquarela, incentive seu filho a pintar em filtros de café tudo que lembra dias ensolarados e quentes. Pode ser o sol, flores diversas, a areia da praia, o gramado do parque. O filtro de café é excelente para absorver toda a umidade do excesso de tinta.
-       Depois que secar, recorte os desenhos e chame o seu filho para montar em uma janela fechada o cenário que ele criou. Use cola branca para fixar os desenhos na janela de vidro, pois é fácil do seu filho usar e mais prático de lavar depois.

Ouvir o vento



Imagem por Jamie Reimer

-       Se tiver uma área externa disponível, junte latinhas e tampas de metal de diferentes formatos para fazer um sino dos ventos junto com seu filho.
-       Corte as latinhas em tamanhos diferentes e proteja as partes afiadas com fita crepe. Deixe um pincel e várias tintas na mão do seu filho e peça para ele pintar as latinhas e tampas como quiser. Jogue glitter sobre a tinta para dar um efeito mais bonito!
-       Depois que elas secarem, faça um furo no fundo de cada latinha e passe um barbante pelo furo. Do lado de dentro da latinha, dê um nó no barbante para segurar a latinha no lugar, deixando sobrar uma pequena ponta. Nesta ponta, amarre porcas de metal, arruelas ou qualquer outro objeto pequeno que seja duro o suficiente para fazer barulho quando bater na latinha. A ideia é que elas pareçam um sino.
-       Se seu filho estiver em idade pré-escolar, ele pode tentar passar o barbante pelos furos para desenvolver a coordenação motora mais fina.
-       Peça para o seu filho sacudir as latinhas-sinos e testar se elas fazem barulho. Ele já pode observar que latinhas de tamanhos diferentes também fazem barulhos diferentes.
-       Junte os barbantes da parte de fora de cada sino de maneira que eles fiquem em alturas diferentes, mas ainda se toquem.  
-       Agora é só pendurar na varanda ou em uma janela e ensinar o seu filho a ouvir o som do vento. Aproveite para conversar e explicar como o vento está em todo lugar apesar de não vermos!

Este tempinho conversando com as crianças sobre os trabalhos manuais também é importante para valorizar a arte deles. Outra maneira é pendurar nas paredes, na porta da geladeira, em uma prateleira e mostrar para os amigos e familiares. Se for um daqueles trabalhinhos que não dá para guardar, tire foto ou digitalize e mostre para todos mesmo assim. Seu filho vai adorar!


E vocês como estão por ai com os pequenos nessas férias!!

Texto compartilhado pela Parceria OMO







Bjinhos a todos :)


12 comentários:

  1. Coisa mais linda!!! Amei o sino dos ventos....
    Beijo

    Flavia

    ResponderExcluir
  2. Amei a ideia de ouvir o vento, ainda não conhecia nenhuma brincadeira assim. Mas amei todas as ideias
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Quanta ideia bacana, vou juntar latinhas para fazer o sino de vento
    bjcas
    www.estou-crescendo.com

    ResponderExcluir
  4. Dicas maravilhosas para fazer com os filhos
    nas férias, vou tentar fazer com as meninas
    essa das latinhas

    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas. É bom para incentivar o lado lúdico das crianças. O Miguel ainda não despertou muito, mas estou louca que comece a desenhar. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas!! Vou criar essas brincadeiras por aqui!!

    Beijos,bom final de semana!!

    ResponderExcluir
  7. Nessas férias o que não falta é tempo... então dicas de atividades e brincadeiras são sempre bem vindas!
    Amei as dicas!!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Dicas legais, vou fazer com o meu sobrinho essas atividades, ele vai amar!
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Dicas de atividades e brincadeiras são sempre bem vindas,afinal precisamos sempre inovar.
    Aqui ele adora pintar, brincar, correr e jogar bola.
    Bjs
    Vivi e isaac

    ResponderExcluir
  10. Realmente incentivar a criatividade dos pequenos é fundamental para que eles sejam sempre independentes na maneira de pensar e compreender o mundo.bjs

    ResponderExcluir
  11. Que maximo amei essa dica.
    Novo Vídeo: https://www.youtube.com/user/NekitaReis/channels
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Gostei das sugestões, as crianças precisam de um passa tempo durante as férias, Leteia beijos.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem vindos!
Deixe seu comentário ele é o que alimenta meu cantinho :)
Vou ler com carinho e responder com alegrias
Bjinhos a todos

Leteia Bispo