08 dezembro 2014

De Mãe pra Mãe= Com que Idade devo colocar meu filho na escola?



Oi gente tudo bem...   Hoje temos





Oi meu Povo!!

 photo 5vpu8aitph44t48l2y1z3czkb_zps02dcb8cc.jpg

Estive pesquisando uma questão angustiante da maternidade: mandar os filhos ainda pequenos para a escola pode ser uma má decisão?

Lendo muito cheguei a duas conclusões sobre o assunto.

A primeira serve de alerta aos pais que optam por deixar os filhos longe das classes de jardim de infância - e é um alívio para as mães que trabalham fora: ingressar cedo na escola não só não é prejudicial às crianças como costuma ter consequências positivas no aprendizado a longo prazo. Não é a primeira vez que um trabalho acadêmico descortina os efeitos benéficos da escola nos primeiros anos de vida.

A metade delas ficou em casa até os 5 anos, entregue aos cuidados da mãe ou de uma babá, enquanto a outra parte frequentou a escola. Até a chegada da pré-adolescência, os dois grupos foram submetidos a provas para medir o desempenho escolar.
Resultado: os estudantes enviados ao jardim de infância antes do ensino fundamental se saíram melhor em todas as disciplinas testadas. "Está claro que ir à escola no princípio da vida faz parte de um conjunto de fatores que definem o sucesso nos estudos".

O segundo dado valioso da pesquisa joga luz sobre outra dúvida comum aos pais: a melhor idade, afinal, para matricular os filhos. Muitas famílias protelam essa decisão até as vésperas do ensino fundamental, por volta dos 6, 7 anos. O trabalho revelou, no entanto, que é a partir dos 3 anos que a escola passa a ser mais proveitosa. Antes disso, o que mais pesa em favor do desenvolvimento intelectual das crianças são o afeto e a atenção individual - não importando se vêm de casa ou da creche. Depois dessa fase, estar num ambiente com outros adultos e crianças funcionam como alavanca ao aprendizado - e isso repercute ao longo do restante da vida escolar. Ao limitar ao contato com a mãe ou babá, a criança toma familiaridade com um único jeito de se expressar e tende a se concentrar no vocabulário mais empregado em casa. "A escola, por sua vez, a expõe à diversidade".


Considerações finais: Se a criança pode ficar em casa até fazer os 3 anos é bom pois  2 anos é a idade mínima para a ingressam na escola, é a partir dessa idade que a criança saudável tem o sistema imunológico maduro,  ou seja as defesas pronta, e é a partir de 3 anos que a criança começa a lidar com o coletivo.                                                                 E depois que se é inserido no ambiente escolar, não para mais, vem a faculdade, cursos, trabalho, etc, então se você pode ficar com seu filho aproveita bem.





Eu concordo com tudo gente
Se a mãe tem tempo para ficar com a criança seria bom demais...
Aos 3 anos, fica o ideal para por eles na escola
Aqui a Luma vai agora com 3 anos
E vocês concordam??
Uma Semana Abençoada
Bjinhos :)













                                                                                    

14 comentários:

  1. Eu concordo e se eu pudesse só colacaria na creche a partir dos 3 anos. Mas nem sempre as mamães tem como ficar com os pequenos ne. Eu por exemplo quero voltar a estudar e quero trabalhar nesse ano de 2015 e terei que deixar meu bebe ma creche e ele só terá um ano e meio..

    ResponderExcluir
  2. Verdade Letícia nem sempre podemos como a minha Isa mesmo foi antes de completar 2 anos por necessidade
    meninas espero que gostem do texto bjs
    Linda Tarde
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  3. Eu acho ótimo poder esperar até os 3 mas acho que aqui vamos com 2 porque preciso voltar a trabalhar!
    Adorei o artigo muito esclarecedor!
    Abraços!
    www.20minutospratudo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Queria muito poder colocar o Bê só com 3,mais no próximo ano com 02 ele já vai pra escolinha, pois acho melhor do que pagar uma babá, pois incentiva ele e ele aprende.

    Beijos,ótima semana!!

    ResponderExcluir
  5. O meu filho está com 3 anos e vai ano que vem não quis colocar antes bjo

    ResponderExcluir
  6. Quero muito ficar com a Larah em casa até os 3 anos, vamos ver se consigo.
    Beijos
    Adri

    ResponderExcluir
  7. Minha irmã ficou com dó d colocar o meu sobrinho com 3 anos agora em 2015 ele já vai para a escola pois terá 4 anos.
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. O Rafa entrou com pouco mais de 1 ano, pois ficava muito em casa comigo e estava um pouco ciumento de mais, ninguém podia chegar perto de mim
    bjcas
    www.estou-crescendo.com

    ResponderExcluir
  9. Achei interessante esse estudo...
    Aqui por recomendação da pediatra Joseph entrou na creche com dois anos e só tenho elogios, ajudou muito no desenvolvimento, na fala... bjs

    ResponderExcluir
  10. Muito bom o post Nanda, gostei desse estudo, bem interessante!
    Beijos!
    www.mahmaquiagens.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Que dúvida não? Eu ia colocar a Lara no meio do ano e posterguei. Quero colocá-la em janeiro mas já estou ficando com pena. Mas acho fundamental, claro que não bebe!

    http://meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. post ótimo para mim, ano que vem heitor vai para escola e decidi aguardar até os 3 anos, por achar que nessa idade que ele estará pronto, mas sabemos que cada caso é um caso. Bjos
    Tatty Nunes - Mãe de Primeira Viagem

    ResponderExcluir
  13. Adorei o post, entao estou na idade certa pro pequeno, ano que vem ele vai pra escolinha, acho essa idade muito boa mesmo, e aa crianças de hj em dia sao muito espertas
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Bia entrou com 2 anos e meio...esperei ela começar a falar primeiro e desfraldar!
    Sentia que era uma necessidade dela!

    ResponderExcluir

Sejam todos bem vindos!
Deixe seu comentário ele é o que alimenta meu cantinho :)
Vou ler com carinho e responder com alegrias
Bjinhos a todos

Leteia Bispo