Oi gente tudo bem...
Oi meu Povo!!
Essa semana quero falar sobre o Verão, que começa oficialmente dia 21 de dezembro. E junto vem as férias escolares, Nessa alta temperatura, muito sol, praia, piscina, viagens, passeios e brincadeiras ao ar livre.
Mas, para que tudo seja só alegria, os cuidados com os pequenos devem ser redobrados.
Vamos ver alguns cuidados com os pequenos que podemos redobrar mais ainda:
1. Rotina
Mesmo estando de férias as crianças precisam de uma certa rotina para acordar, se alimentar, brincar e dormir. Se ela já frequenta a escola, tente não sair totalmente dos horários aos quais ela já está habituada, especialmente o horário das refeições.
2. Alimentação
Fracione as refeições entre café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar e dê preferência aos alimentos leves, como verduras, legumes, grelhados, assados, refogados e evite frituras. É difícil escapar totalmente das “besteiras” como doces, balas e salgadinhos durante as viagens, mas tente restringir ao máximo.
Você também pode aumentar a ingestão de alimentos com ação fotoprotetora.
Na praia, por exemplo, fique atento à procedência dos alimentos e procure por estabelecimentos confiáveis, especialmente para peixes e frutos do mar. O mesmo vale para sorvetes, milho verde e outros alimentos que geralmente encontramos na praia. Tudo deve estar devidamente refrigerado, protegido do sol e seguindo as normas básicas de higiene no manuseio dos alimentos.
3. Hidratação
Nesses dias mais quentes, é muito importante aumentar a ingestão de água, sucos de frutas naturais, chá gelado, vitaminas e água de coco. Como as crianças às vezes não querem parar de brincar para comer ou tomar algo, ofereça sempre. Esse é um dos pontos essenciais para se manter saudável no verão.
Alguns sintomas de desidratação são boca seca, sede, diminuição da elasticidade da pele e do volume de urina. Caso a criança apresente esses sintomas, prepare o soro caseiro (1 copo de água para 1 colher (sopa) de açúcar e 1 colher (sobremesa) de sal) e dê à ela uma colher de sopa (15 ml) a cada 15 minutos ou após a evacuação.
4. Cuidados com a Pele
A pele das crianças é bem mais fina e sensível que a dos adultos e consequentemente muito menos resistente aos raios ultravioleta. No primeiro ano de vida, a produção de melanina, que é a substância que absorve a luz e protege a pele da radiação, não está funcionando plenamente, deixando-os mais expostos à queimaduras e brotoejas. Por isso o uso do filtro solar se torna tão importante. E isso não somente em dias ensolarados, já que as nuvens não são capazes de filtrar nem 10% da radiação. Filtro solar deve ser usado na praia, no campo, na cidade, em qualquer lugar. Especialmente nas crianças.
Como sabemos, o uso de filtro solar não é liberado (ou indicado) para bebês com menos de 6 meses. Se for a praia, deixe os pequenos na sombra, embaixo do guarda sol, vestindo roupinhas leves (algodão é uma boa pedida) e um chapéu grande o suficiente para proteger cabeça, nuca e orelhas.
Para bebês acima de 6 meses e crianças, escolha um filtro solar com FPS mínimo de 30 resistente à água e feito especialmente para a pele das crianças. Na hora de espalhar, passe uma camada generosa e espalhe bem, não esquecendo de nenhuma parte do corpo, como orelhas, pés e dobrinhas. Faça isso pelo menos 20 minutos antes de sair de casa e vá reaplicando conforme indicação do produto que você esteja usando, independente se a criança tiver entrado na água ou não.
O horário indicado para se expor ao sol é antes das 10h e depois das 16h.
Cuidados extras
Como as crianças gostam de brincar na beira da praia, tome cuidado com as águas-vivas. Quando em contato com algo elas liberam uma substância que causa queimaduras na pele.
Já a piscina deve receber o tratamento de limpeza adequado para evitar doenças de pele, porém sem excesso de cloro, que também pode ser prejudicial.
Vale lembrar que crianças próximas a piscinas ou ao mar requerem atenção mais do que redobrada e a companhia constante de um adulto.
Lembre-se ainda de proteger seu filho das picadas dos insetos, principalmente a dos pernilongos que são as mais comuns no verão. Para crianças acima de 6 meses um repelente infantil pode ser usado nas áreas mais expostas, mas no máximo duas vezes ao dia. Não é indicado passar no rosto ou nas mãos do bebê, pelo risco de intoxicação. Para dormir, prefira pijaminhas longos, se possível.
5. Vestuário
Quando se trata de roupas e calçados, crianças precisam de conforto acima de qualquer coisa. Ainda mais no calor. Vista os pequenos com roupas mais leves, soltinhas, de cores claras e tecidos mais fresquinhos. Roupas feitas de fibras naturais como o algodão são ótimas porque deixam a pele respirar. Evite os tecidos sintéticos, roupas apertadas e calçados fechados. Bonés e chapéus são imprescindíveis e óculos de sol protegem e de quebra dão aquele charme.
Tomando esses pequenos cuidados dá pra curtir o verão numa boa com os pequenos :)
Fernanda Gonçalves
Espero que tenham gostado das dicas até o próximo post bjão
Blog:Mamãe de Duas
Uma ótima Semana
Bjinhos :)
Verão este ano promete vir com tudo e nada mais certo do que cuidar direitinho dos nossos pequenos. Adorei as dicas.
ResponderExcluirBeijos
Adri
Aqui vivemos em um verão constante, essas dicas são super valiosas.
ResponderExcluirbeijos
www.maeparasempre.com
Muito importantes e legais as dicas que você deu! Parabéns
ResponderExcluirBeijocas, Thaís do Aprendendo a ser uma Mãe.
Dicas preciosas,a Nanda arrasa, sempre!
ResponderExcluirAbraços
www.pipocasemaquarela.com
Gostei muito das dicas aqui amiga!
ResponderExcluirÉ muito legal saber nos cuidar bem, principalmente noo verão onde o sol castiga bastante a nossa pele. Eu sempre passo protetor solar nas minhas filhas quando vamos a praia ou até mesmo para ficar na piscina e procuro evitar deixá-las exposta quando o sol está muito forte. Uso hidratantes corporal nelas também e isso ajuda bastante!
Beijinhos e Sucesso!
http://dulcineiadesa.blogspot.com
Ótimas dicas, o verão vem com tudo esse ano e nossas crianças devem ser bem cuidadas!
ResponderExcluirBjs
Amiga cuidados nunca é demais
ResponderExcluirAinda mais quando se trata de nossos pequenos
Bjs
Adorei a coluna e as dicas, vida de mãe não é facil e temos muitos cuidados a fazer!
ResponderExcluirBjos
Tatty Nunes - Mãe de Primeira Viagem
Dicas valiosas, adorei todas, aqui o protetor é indispensável!
ResponderExcluirBeijos!
www.mahmaquiagens.blogspot.com.br
Pois é, eu me viro nos 30 pra deixar a gurizada protegida por aqui.
ResponderExcluirbeijocas
Muito legal as dicas de cuidados com os nossos pequenos no verão.
ResponderExcluirNão podemos descuidar um instante pois a cada ano que passa fica mais quente ainda.
Bjks da Mãe Vaidosa
Essas dicas são essenciais, o verão na minha cidade é terrível
ResponderExcluirbjcas
www.estou-crescendo.com
Aqui estamos num calor intenso, para nós é muito. E cuidar é importante, afinal eles precisam de rotinas e cuidados essenciais para sobreviver ao calor.
ResponderExcluirAinda mais o Isaac que tem dermatite, eu Deus, tenho que ficar de olho. Bjs
Vivi e Isaac
Hahaha cheguei aqui, vi a Nanda e pensei: será que o blog dela mudou de nome? Olha a louca aqui! Adoro ela, os posts trazem sempre dicas muito úteis!
ResponderExcluirBeijos
http://meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br/
oi luma, q dicas preciosas, umbeijo p/ vc e p/ suas princesas <3
ResponderExcluirluma me visite tambem:
gilvaniaevans.com
O cuidado com os pequenos sempre é importante, adorei as dicas Nanda, parabéns pelo post, muito bem explicado!
ResponderExcluirBeijos!
islary34.blogspot.com
Ótimas as dicas, nesse verão todo cuidado é pouco, os pimpolhos tem que passar o verão bem, beijos.
ResponderExcluirBlog /Fan Page / Twitter /
Olá,
ResponderExcluirAdorei as dicas e a hidratação é muito importante.
Bjs,
Pri
Mãe Sem Frescura
www.maesemfrescura.net
fico feliz que tenham gostado das dicas
ResponderExcluirlindo Dia
beijokas da Nanda
Mamãe de Duas
Google+Nanda