Levanta a mão quem nunca foi ao shopping ou supermercado e presenciou a cena de uma criança se jogando no chão, berrando porque queria algo que os pais estavam se negando a dar? E para piorar, no final da história a criança vence e acaba conseguindo o que quer, típica cena de uma criança mimada \o/
Bom aqui em casa sempre tive pulso firme a esse respeito, a Isa fazia a cena e eu entrava em cena mantendo a minha palavra de não comprar e os motivos sempre eram destacados em conversas em casa e recolocadas nessas situações.
Mas como tudo tem um começo, quando é que a criança começa a ficar mimada?
A palavra “não” para a criança soa como uma perda, uma derrota, fazendo que ela se sinta frustrada e a criança que não foi educada para aceitar uma perda ou uma frustração sua tendência é reagir com gritos para conseguir o que quer. Se perguntássemos algum pai se eles queriam ter uma criança assim mimada a resposta com certeza seria não, porém algumas atitudes dos pais e que muitas vezes passam despercebidas por eles, estimulam as crianças a serem mimadas.
Desde bebês os pais já devem colocar limites, no inicio o choro é de pura sobrevivência, mas depois que a criança começa a interagi e nesse momento que os pais tem que começar a colocar limites.
O bebê ainda não fala, mas, ele demonstra sua “raiva” através de gestos, como puxar o cabelo da mamãe, dar tapa no rosto do papai ou bater no animal de estimação.
Alguns pais acham que a criança não faz por mal, e que ele não entende o que está fazendo, então, por isso, deixa pra lá e não corrige.
É neste momento que os pais devem olhar nos olhos da criança, fazê-la prestar atenção e dizer que isso não se faz, que essa atitude é errada.
Não será na primeira vez que ela vai prender, mais toda vez que acontecer os pais devem agir da mesma forma até ela entender que tem limites pra ela.
Conforme a criança vai crescendo as atitudes erradas das crianças vão se modificando e os pais devem estar prontos para corrigir e nunca deixar para depois ou simplesmente não corrigir, por menor que tenha sido o erro.
Se caso seu filho de 1 ou 2 anos arrancar uma folha de uma planta por exemplo a primeira atitude que deve ser tomada é a reparação, dizer que isso não se faz e pedir para regar a planta que foi mal tradada.
Alguns ponto a serem abortados
- Os pais tem que manter o tom de voz calmo e firma;
- Não se surpreender se ele tiver um ataque de nervosismo, agressões físicas ,mordidas ou chutes;
- Caso ocorra sempre pedi ao filho que faça um pedido de desculpas pelo ocorrido;
- Caso o pedido demore um pouco o problema é não desistir;
- Sempre incentiva e elogiar o filho;
Não é uma tarefa fácil educar uma criança, mas atitudes simples, praticadas diariamente, fazem a criança entender, aos poucos, que ela não pode tudo e que na vida existem regras, tanto para adultos como para as crianças.
Blog:Mamãe de Duas
A mãe precisa tomar bastante cuidado nesse ponto, mimar filhos não é bom, temos que dar claro muito carinho, dar as coisas para os filhos mais sem exagerar, pois assim estaremos estragando a criança, ótimas as dicas, Leteia tem sorteio de 4 anos do blog participa, beijos.
ResponderExcluirhttp://lucimarestreladamanha.blogspot.com.br/2014/10/sorteio-de-4-anos-do-blog.html
Amiga Nanda, amei o seu post, ficou ótimo. Sempre achei muito feio crianças fazendo escândalos, e adorei suas dicas para amenizar esta situação.
ResponderExcluirObrigada
Beijos
Adri
www.mamaesfacilidadesedicas.com
Adorei essas dicas ! São ótimas!
ResponderExcluirOi lindona...otimas dicas,criar filhos hoje e complicado.....amo posts assim,eu nao sou mãe mais pretendo ser,mais tenho sobrinhas proximas,e me ajudará a não deixa las mimadas..Existe diferença de amar educar e deixar fazer o que quer ne?
ResponderExcluirbjs querida
www.zilandramakes.com.br
super legal essas dicas, criar filhos não é fácil e acho super importante não mimar
ResponderExcluirsenão cresce e vira um adulto insuportável. Amar é dizer não tbm, bacana esse post
beijos
Vivendo e aprendendo a cada dia, quando for a minha vez já vou estar com minha cartilha completa de ensinamentos, conheço muita gente hoje em dia que diz ser complicada demais a criação de uma criança, tantos problemas que o pequeno tem que enfrentar e passar que até se pensa duas vezes em ter. Porem acho que tudo realmente depende de uma boa criação, que saiba a hora do Sim e a hora do Não.
ResponderExcluirBjokas
Alê Leca
Alê e suas Singularidades
http://aleesuassingularidades.blogspot.com.br/
Acredito que a primeira coisa a fazer é tirar os avós do convívio... rsrsrsrs
ResponderExcluirTenho 3 filhos, não são mimados, mas quando estão perto da minha mãe, meu mundo cai. rs
As crianças ficam insuportáveis! Pirracentas e cheias de vontade.
Adorei as dicas... sempre bom aprender alguns "truques psicológicos".
Eu não dou palmada, mas peco em um erro gravíssimo: grito!
Tem horas que os 3 me tiram do sério e para não bater, eu berro, mas parece que nem é com eles... rs
Vou manter meu tom de voz... Vamos ver no que vai dar.
Beijinhos e um lindo final de semana,
http://www.julianefreire.com.br/
Muito bom o texto, com certeza ninguem quer que o filho fique assim, mas com amor e carinho conseguimos fazer o melhor pra eles
ResponderExcluirBjs
meninas fico feliz que tenham gostado
ResponderExcluire que pude ajudar
obrigada
Linda Noite
beijokas da Nanda
Mamãe de Duas
Google+Nanda
Muito bom, desde que engravidei que leio sobre coisas assim. Tenho um filho de anos e não encho de vontade e mimos. Tem que aprender que há limites desde pequeno não é mesmo?
ResponderExcluirParabéns pelo post. Bjo
www.blogdajeu.com.br
Ah se algumas mães tivessem lido isso antes. Ingrid tem umas amigas mimadas que são por culpa dos pais mesmo, que desde pequenos querem acobertar os erros dos filhos, triste não?:
ResponderExcluirBeijos
Ótimas dicas, aqui em casa sempre somos firmes, se é não, é não até o fim, pode chorar, a gente não muda de ideia. Criança tem que ter limites e isso tem que começar cedo.
ResponderExcluirBjs,
SouMãe.org
Oi Nanda realmente é complicado essa função da birra! O meu marido é muito mais firme com o MIguel, eu deixo a desejar e tenho noção disso! ele tem um ano e adora se jogar no chão quando renegado... Imagina o que me espera. Beijos
ResponderExcluirDicas valiosas para as mamães, adorei o post!
ResponderExcluirNão gosto de criança mimada não hehe, beijos!
islary34.blogspot.com
Eu já presenciei uma cena dessas e achei lamentável.
ResponderExcluirEspero nunca passar por isso, mas se chegar a passar lembrarei das dicas
bjcas
http://estou-crescendo.blogspot.com.br/
Você deve ser uma mãe maravilhosa ein?
ResponderExcluirVocê cursa psicologia, ou pedagogia?
Ou algo do tipo?
Como sempre amei as dicasssss!!
E mais dicas bacanas. E como eu estava precisando. Acho que a Larinha tá ficando mimada, muito disso devo a minha mãe... coisa de vô!
ResponderExcluirhttp://meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br