04 agosto 2014

Superproteção dos Filhos

Oi gente tudo bem...
E final de semana como foram:)
Aqui foi tudo bem

Estava lendo uma matéria no site Guia do Bebê interessante
Falando da super proteção



Proteger os filhos é obrigação dos pais, mas quando essa proteção se torna excessiva, às vezes doentia, o desenvolvimento e crescimento dos pequenos podem ser seriamente comprometidos, mesmo que os pais não consigam enxergar.
Não deixar a criança ir ao chão para brincar em um lugar sujo é bem diferente de não deixar a criança engatinhar na sala de casa ou da madrinha.
Um lugar sujo pode transmitir doenças para seu filho e os pais têm a obrigação de o proteger, mas o chão da casa de quem se conhece não é proteção e sim uma proibição de que a criança explore o ambiente e se desenvolva motora e cognitivamente.
Pais que tiveram seus filhos com idade mais avançada, com filhos temporãos, que tiveram alguma dificuldade com gravidez ou parto ou que trabalham excessivamente são pais mais propensos a superproteger seus filhos.
Os pais superprotetores pensam que estão fazendo tudo de melhor para a sua criança e é claro que não querem o mal dos filhos, mas acabam facilitando demais a vida dos pequenos quando fazem tudo por ele ou o privam de alguma situação que acham perigosa.
Alguns “sintomas” são facilmente notados por quem recebe blindagem excessiva dos pais. A criança que demora a andar, já que os pais não a colocam no chão para estimulá-la com medo de que caia e se machuque ou receosa de que ela leve a mão à boca depois que a colocou no chão.
A criança “preguiçosa” para falar também pode ser conseqüência de superproteção: o pequeno mal aponta para a jarra de água e o copo com água já está na mão. A criança nem teve tempo de tentar falar e o que queria já estava na mão.
Tem como quebrar essa redoma? - Mudanças são sempre difíceis e é só pensar em nós, adultos. Mesmo querendo mudar de casa nosso coração aperta ao deixar um pedacinho da nossa vida na casa que ficou para trás. A criança também.
Andar e falar são mudanças difíceis, e se os pais fizerem tudo por ela ficará mais fácil e não precisará enfrentar as dificuldades como a frustração de cair ao tentar andar e falar errado e não ser entendida. Sabe aquela coisa do “só se aprende errando”?
Com essa atitude superprotetora, os pais vão educando filhos que só pensam no seu próprio umbigo e vontades, sentindo-se o centro do mundo. Além disso, não há quem aguente uma criancinha mimada, com exceção dos pais e das sempre “doces” avós.
“Hoje é difícil dizer um não e ter paciência com o crescimento dos filhos. Muitas vezes, é mais simples interferir para resolver um problema do que permitir que a criança o analise por inteiro e demonstre suas condições de transpô-lo”, relata a psicóloga Marlucia Pessoa.
Caso algo não aconteça do jeito que essa criança quer, ela chora e recua, não conseguindo enfrentar os desafios sem ao menos tentar a possibilidade de desafiar seus limites e viver novas possibilidades.
Assim, as crianças tendem a crescer tiranas com os pais, avós e babás e tentam ser assim com as professoras e amiguinhos, mostrando a dificuldade de se relacionar e enfrentar os obstáculos longe das rédeas dos pais. A criança pode se tornar um adulto mimado, o que se torna mais desagradável ainda.
Ocorre que na fase adulta nem sempre pai e mãe poderão resolver as situações mais embaraçosas.

Algumas dicas
Manter seu filho sob sua vigilância 100% do tempo é motivo para que se torne um adulto inseguro.
Não faça todas as vontades de seu filho só porque não tem muito tempo com ele. Qualidade é melhor do que quantidade de tempo. Um passeio “da hora” em parques ou praias pode valer mais do que um videogame novo.
Uma criança mimada não é somente aquela que recebe todos os presentes que deseja, mas também aquela que tem todos os seus obstáculos tirados do caminho (o que não deixa de ser um presente).
Não interfira nas brigas e desavenças de seus filhos com seus amiguinhos, estimule-os a resolverem as questões diretamente com seus amiguinhos, sem intermediários e de modo civilizado.
Use o bom senso e o equilíbrio. Se tiver alguma dúvida, não sinta-se envergonhado ou constrangido, consulte um especialista.



E vocês o que acharam, concordam??Proteger sim, mas tudo com moderação
Uma semana abençoada...
Bjinhos... :)

15 comentários:

  1. Amei as dicas amiga!
    Você tem razão :)
    Querida eu indiquei seu blog para ganhar o Selo de Premiação para Blogs e espero que você goste!
    Passa lá pra pegar o seu!
    Beijinhos e Sucesso!
    O link dele é esse:
    http://dulcineiadesa.blogspot.com.br/2014/08/selo-de-premiacao-para-blogs.html

    ResponderExcluir
  2. Adorei o poster, e verdade, tem muitos pais que ficam sendo super protetores e isso ja é uma doença, que na realidade, deve se proteger cuidar dos filhos, e ensina-los, para recerrem e serem adultos responsáveis, mas com uma super proteção as crianças não vao crescer, e sempre depender dos pais.
    bjos Adorei o poster.

    ResponderExcluir
  3. Crio Heitor pensando que um dia ele possa não me ter mais por perto! Então ele tem que ser independente! Super proteger não deixa as crianças crescerem! ótimo post! Bjos
    Tatty Nunes - Mãe de Primeira Viagem

    ResponderExcluir
  4. Muito importante tudo isso, preciso me policiar para não me tornar super protetora com minha filha.
    Beijos
    Adri

    ResponderExcluir
  5. Devemos cuidar, educar e proteger mas não proteger demais senão a criança vai se tornar um adulto um pouco inseguro.
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas, o post.
    Tudo que é demais, não é bom, não é...?
    Devemos sempre estimular, dar apoio para a crescimento e desenvolvimento da criança...
    Bjs
    Ju.
    Mãe Sem Fronteiras.

    ResponderExcluir
  7. Tem algumas coisas que eu não tinha frescura com a Bia, minha superproteção está mais ligada ao medo dela se machucar ou sofrer!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post amiga .. isso é verdade! Tenho algumas amigas assim e os filhos sofrem pois não aprendem a resolver seus problemas .. tudo tem limite, temos que prestar atenção ... bjs

    Roberta Aquino
    Diário de uma Princesa

    ResponderExcluir
  9. É dever dos pais proteger e dar amor aos filhos, mais quando os pais exagera no amor e na proteção pode acabar estragando o filho, Leteia ótimo o texto, passando pra desejar uma ótima segunda-feira beijos.
    Blog /Fan Page / Twitter /

    ResponderExcluir
  10. Superproteção nunca é bom né?!
    Acho que tudo que é de mais...é dispensável
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. amiga sou meio termo nem tanto nem pouco
    faço o possível aqui com minha filhas mais
    sempre fico de olho, protejo na medida que posso rs
    sem exageros eu acho rs
    Linda Noite!
    Beijinhos da Nanda
    Mamãe de Duas

    ResponderExcluir
  12. Super proteção não é nada bom, preciso mudar um pouco disso em mim, muito bom o post!
    Beijos!
    www.mahmaquiagens.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Eu sou meio termo, sou protetora demais se o assunto for referente a mals tratos e escola....só quem teve um filho maltratado em uma que sabe o que é, por isso depois que minha pequena nasceu, não coloquei nenhum dos dois na escola, estou a 3 anos com os dois em casa. Mas o meu marido esta conversando comigo e ano que vem vou colocar e observar muito, amo demais e cuido demais para alguém maltratá-los.
    Amei seu post.
    bjs

    ResponderExcluir
  15. boa dicas amiga, as vezes é dizer mas temos que ser forte. bjus

    ResponderExcluir

Sejam todos bem vindos!
Deixe seu comentário ele é o que alimenta meu cantinho :)
Vou ler com carinho e responder com alegrias
Bjinhos a todos

Leteia Bispo