14 agosto 2014

De Mãe Pra Mãe = Criança Precisa se Movimentar

Oi gente tudo bem...Hoje temos




Bom dia gente...
A um bom tempo tentei colocar minha filha para fazer algum esporte e desde pequena ela nunca quis. O que dificultou mais ainda a situação. Mas na medida do possível brincamos para compensar, 
Queria andar de bicicleta com ela, mas aqui não tem lugar adequado então a vida em primeiro lugar.
Certamente muitos ainda fazem parte de uma infância onde computadores e videogames eram raros e as brincadeiras de rua com os amigos eram as mais gostosas. 
Havia menos violência e o medo dos pais era muito menor.
Hoje a violência aumentou e os pais se recusam a deixar os seus filhos a brincarem na rua com amigos, com toda a razão. Jogos de computadores, de videogames e televisão são as principais atividades das crianças, que se desenvolvem em ambientes cada vez menores, como apartamentos pequenos, alguns deles com playground menores.
Esse confinamento, logicamente, potencializa o sedentarismo infantil, ocasionando doenças que antes eram relacionadas somente a adultos (obesidade e diabetes). Esses problemas poderão trazer consequências negativas na fase adulta, sobretudo ao coração, certamente o que mais sofre com o sedentarismo.
Exercitar nem sempre é matricular o filho em academias. 

Um recado às crianças: brinque, brinque e brinque.



Brincar até cansar... - Queimada, esconde-esconde, pega-pega, dança das cadeiras, vivo ou morto, estátua, dançar, jogar bola, andar de bicicleta, pular corda...quem não tem boas lembranças. São atividades que podem ser realizadas em parques, praças ou até mesmo em casa. Os pais devem achar um tempo na agenda corrida para brincar com seus filhos
A partir dos sete anos, as crianças passam a assimilar melhor regras de jogos. Portanto, colocá-las em algum esporte já é recomendado sem o intuito competitivo.
O esporte, além de movimentar o corpo, fortalece o convívio social onde a criança aprende a respeitar o amigo e as regras, trabalho em grupo e a ganhar e perder, coisas que levará para o resto da vida assim como a saúde.
Assim que a criança completar treze anos, o foco pode ser a competição se orientado por um educador físico. Mas isso deve ser feito se a criança aceitar. 
Nada de forçar a barra para que ele participe de competições e treine para ser um "campeão".
Tendo uma vida saudável, realizando atividades físicas desde a infância, o risco de se tornar um adulto sedentário com aparecimento de doenças é bem menor. 
Pense nisso.

Aonde me encontra




Fernanda Gonçalves


Brincar faz parte de toda Infância
Não deixe seu filho sem Brincar
E vocês Gostaram das ideias :)
Bjinhos...

20 comentários:

  1. Criança tem mesmo que brincar muito.
    Quando eu e meus irmãos éramos crianças brincávamos muito na rua onde morávamos. Naquela época havia segurança pra isso.
    Mas, aqui onde eu moro também não é seguro brincar na rua, por isso eu e meu marido montamos um Play no nosso terraço. Colocamos Pula-pula, Escorrego, Gangorras, Casinha, Toca 3 em 1, Bicicletas, Bolas e ainda um baú de brinquedos menores. Assim elas podem brincar o dia todo com segurança.
    Beijinhos e Sucesso!
    http://dulcineiadesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Verdade querida, antigamente se brincava mais nas ruas e hoje em dia os eletrônicos tomaram conta de nossos filhos, maaaas concordo totalmente mais uma vez quando diz que brincar também é se exercitar. Tem tantas brincadeiras que podemos trabalhar isso com eles dentro de casa, parques e ainda falo mais, concorda que se os pais tem essa responsabilidade no fundo foi bom, tem a oportunidade de ficar mais próximo deles, hoje também muitos pais focados em dar o melhor para a família distância, aí é uma ótima oportunidade. Super beijo e você está de Parabéns! #mãe exemplar :3
    www.emnovoestilo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. adorei o poster, me lembrei da minha infância, minha mãe n brincava comigo, mas meu pai brincava de boneca, cabeleireira, é muito importante brincar quando se é criança.

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu post, quando eu era criança meus pais não tinham muito tempo para brincar comigo, então eu vivia com a cara enfiada em um livro, acho que por isso virei uma leitora compulsiva,hahahahaha.
    Mas hoje eu e meu marido fazemos diferente, sempre que ele esta de folga leva o pequeno para andar de bicicleta e jogar bola, e eu estou sempre brincando com a menorzinha.
    Brincar e se desenvolver com saúde é tudo de bom :) .
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Sim, brincar é muito importante.... Eu brinquei muito na rua na minha infância, hj em dia isso esta cada vez mais raro, mas devemos nos adequar para colocar as crianças para se exercitar.
    Beijos
    Adri

    ResponderExcluir
  6. Tempo bom que faz falta, o tempo em que podíamos sair na rua sem medo, que brincar na rua era normal, hoje em dia as crianças tem que viver em uma espécie de cativeiro por culpa da violência que nos rodeia! =/

    ResponderExcluir
  7. Amiga é assim mesmo, fui criança de correr muito, fazer corrida de bicicleta, mas hoje não dá mais. Tento de as maneiras fazer Lucas ser criança de verdade.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Obrigada meninas pelos comentários
    fico feliz, como eu queria que as meninas
    brincássemos como nós antigamente
    mas sempre conseguimos um jeitinho

    ResponderExcluir
  9. Muito importante isso de por as crianças para se exercitarem, minha mãe tentou comigo mas nunca gostei de praticar esportes kkk qnd pequena ela me colocou numa escola q tinha aula d natação, até que eu gostava, mas fui crescendo e sempre escapei das aulas de educação física, acho que temos que incentivar atraves de brincadeiras, ver o que a criança mais gosta, quando eu tiver um filho ou filha meu sonho é por e alguma academia de artes marciais, mas isso vai depender do gosto deles né ? Eu sei que eu vou incentivar haushaushu bjooks

    Somando Conhecimento

    ResponderExcluir
  10. Que legal! Gostei do tema, realmente hoje as crianças estão muito sedentárias e isso não é nada bom! Em casa a Lara tem limitação de tempo para assistir TV ou brincar com tablet, no máximo 2 horas por dia e depois ela tem que brincar, seja de boneca ou descendo pro parque do condomínio para andar de bicicleta, patins ou jogar bola, mas parada por muito tempo eu não deixo rsrsrs Ela ainda faz ballet na escola e quero colocar ela na natação, mas tudo sem pressão, apenas para exercitar e sem comprometer o tempo precioso dela de ser apenas criança e poder ficar as vezes sem fazer nada rs
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Aqui é prioridade ... não deixo ficar o dia todo a tc e joguinhos não ... rs

    Roberta Aquino
    Diário de uma Princesa

    ResponderExcluir
  12. verdade amiga, minha mãe me fazia fazer esportes tdos dias, qndo sai de casa nunca mais pratiquei nada de exercícios e hj me arrependo
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Verdade,criança precisa brincar,correr e se movimentar muito!
    Aqui em casa tenho que ficar na cola deles,se deixar é o dia inteiro no computador e isso é muito ruim...
    Muito bom o post.
    Bjs...
    www.annelices.com.br

    ResponderExcluir
  14. É verdade , a violência e a tecnologia trouxeram uma vida sedentária para as crianças. Brinquei muito de todas as brincadeiras citadas por vc...Trago até cicatrizes na perna e braço de todas as aventuras de infância rs rs Mas era gostoso!

    lisa-more.blogspot.ch

    ResponderExcluir
  15. Lembrei de mim brincando o dia todo com os amigos na rua ,elastico,esconde esconde, um montão de brincadeiras e hoje em dia mau vejo as crianças com essas brincadeiras estão sempre atrás de tablets e celulares ! Concordo com você viu !
    Beijos
    Sucesso

    ResponderExcluir
  16. Super dica amiga!
    Realmente antigamente brincávamos bem mais... e hoje temos que reforçar com os pequenos, aqui Joseph não pára, ainda não se detem a eletrônicos e os filmes infantis mt pouco, então movimentar é a palavra de ordem kk
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Amei o texto!
    Realmente crianças tem q brincar e se divertir muito
    a minha so nao corre mto pois ela tem asma e bronquite e cansa facil

    ResponderExcluir
  18. Deu uma saudade da minha infância agora....
    Criança precisa brincar muito e se movimentar, não é só jogos eletrônicos precisa correr também, beijos!
    www.mahmaquiagens.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Tivemos uma infancia boa, brincavamos muito, tudo era motivo de festa na rua, infelizmente hj as coisas estão mais limitadas. Eu não dou chance dos meus filhos brincarem nas ruas e praças locais, porque vejo cada coisa que morro de medo, sabe. So saem assim com o pai ou os avós, queria muito que eles pudessem ter uma vida mais livre como a que eu tive. Por isso eles são tao agarrados aos eletronicos. No colegio deles tem natação e outros esportes, eu faço questão deles praticarem em todos possiveis para desenvolver melhor sabe? Temos que deixar nossas crianças um pouco livres porem de olhos abertos nelas. Ainda bem que a casa é grande e quando nao estao no colegio a brincadeira entre eles corre solta, mas dentro de casa. rsrs
    Bjos

    http://vaidosaborboleta.com

    ResponderExcluir
  20. Criança tem que correr, brincar ser feliz kkkk, meu sobrinho faz isso e muito bem, ainda bem né, pois hoje em dia as coisas mudaram bastante infelizmente.
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sejam todos bem vindos!
Deixe seu comentário ele é o que alimenta meu cantinho :)
Vou ler com carinho e responder com alegrias
Bjinhos a todos

Leteia Bispo