25 junho 2014

Momento Escolar : A brincadeira na Educação Infantil

Oi gente tudo bem...   Hoje temos:



Olá mamães! 


A escola de Educação Infantil tem como um dos seus objetivos o Brincar.Infelizmente com a mudança do sistema de ensino para 9 anos,os nossos pequenos quando vão para o Ensino Fundamental deixam de brincar como deveriam então nada mais justo do que aproveitar a Educação Infantil para explorar a brincadeira! Na escola onde trabalho valorizamos muito este momento.As crianças tem um espaço delicioso(brinquedoteca) onde podem brincar de casinha,super-herói,usar fantasias ou simplesmente inventar brincadeiras!É um lugar onde a brincadeira é livre,as intervenções feitas pelos adultos são quando realmente existe conflito ou quando percebemos a necessidade de orientação!Eles adoram!Claro que em todas as salas e em outros espaços da escola encontramos brinquedos de todos os tipos e finalidades,mas o lugar especial é a brinquedoteca!"Brincar é a linguagem que as crianças usam para se manifestar, descobrir o mundo e interagir com o outro. 
Quando ela é incentivada, a turma adquire novas habilidades e desenvolve a imaginação e a autonomia. É possível brincar sem ter nada em mãos. Como ocorre durante o pega-pega e a ciranda, por exemplo. Mas os brinquedos têm papel fundamental no desenvolvimento infantil. Para que eles cumpram bem essa função, não basta deixar o acervo da pré-escola ao alcance dos pequenos, imaginando que, por já brincarem sozinhos em casa, eles saberão o que fazer. É essencial oferecer objetos industrializados e artesanais, organizar momentos em que o grupo construa seus próprios brinquedos e ampliar as experiências da meninada. Tudo isso sempre equilibrando quantidade, qualidade e variedade, o que significa exemplares variados, seguros, resistentes e com um bom aspecto estético."
De acordo com a DrªSandra Kraft ,brincar é tão importante para a criança como trabalhar é para o adulto. É o que a torna ativa, criativa, e lhe dá oportunidade de relacionar-se com os outros; também a faz feliz e, por isso, mais propensa a ser bondosa, a amar o próximo, a ser solidária.
A criança não é um adulto que ainda não cresceu. Ela tem características próprias. Para alcançar o pensamento adulto (abstrato), ela precisa percorrer todas as etapas de seu desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional. Seu primeiro apoio nesse desenvolvimento é a família. Posteriormente, esse grupo se amplia com os colegas de brincadeiras e a escola.
Brincando, a criança desenvolve potencialidades; ela compara, analisa, nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compõe, conceitua, cria, deduz etc…"
Consideramos o "brincar" tão importante que já fizemos um projeto  voltado para Jogos e Brincadeiras, no qual resgatamos brincadeiras folclóricas,confeccionamos brinquedos e jogos com as crianças, foi maravilhoso!!!

 Profa. Melissa 

 

Vocês podem me encontrar aqui:

Pérolas da Bia e mais História de Mãe




E voces o que acharam?
Me contam aí :)
Bjinhos

24 comentários:

  1. Olá!
    Minha filha tem 4 anos e está no rpé 1, digo que é uma fase muito gostosa e tenho que concordar com você, que com esse novo esquema de ensino, as crianças no segundo segmento como chamam, deixam de brincar como deveria.
    Achei super fofo o post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Esse período é super importante para as crianças, onde eles aprendem de uma maneira prazerosa. Minha filha de 6 anos já aprendeu várias letras e números e isso me deixa super orgulhosa.
    Ótimo post
    Sou mãe de cinco

    ResponderExcluir
  3. Tenho minha sobrinha que esta na escolinha agora, e fico abismada com o método de ensino que a escola tem,Ela com a idade que ela tem, ela age como se fosse um adulto, não é aquela criança que gosta de brincar de boneca, brincar na terra, Fui na festinha junina dela e parecia que estava vendo um monte de robozinho dançando e cantando.
    As escolas não são como antigamente,pelo menos aqui onde moro.As crianças deixaram de ser crianças.

    ResponderExcluir
  4. Realmente brincar trás muitos benefícios pra criança, mesmo não estando na escola, brincar com qualquer coisa, ou simplesmente inventar certas brincadeiras, não tem coisa melhor

    Bjinhos

    mamaenathan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu acredito que podemos aprender brincando.
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, que legal! Adorei, acho que criança tem que brincar mesmo e achei incrível seu projeto!
    Acho que toda escola deveria aderir!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Melissa, te acompanho no face, no blog e adoro seus posts.
    Vc e' uma pessoa bem sensata e uma excelente professora e mãe, pelo que acompanho vc...
    Adorei seu post, pena que isso não e' uma realidade, pois 90% das escolas hoje, usam o tempo da criança na escola para fazer mil atividades, e deixando esse tempo livre de brincar, mesmo que com orientação dos professores, de lado... Ma isso também percebo, que e' uma mudança exigida pelos pais e sociedade... Pois vejo pais iniciando uma pre alfabetização forçada, a partir dos 2 anos, com o intuito das crianças aprenderem a escrever o nome, saber o alfabeto, etc... O mundo virou uma competição desde cedo, onde as crianças são preparadas para o mercado de trabalho e futuro, com mil tarefas, sem tempo para brincar...
    São poucas as escolas que exploram o brincar, na educação infantil.
    Mas adorei seu post.
    Bjs
    Ju

    ResponderExcluir
  8. Acho super importante incentivar as brincadeiras enquanto estão no "pré". Minha mãe está se formando em pedagogia e eu sempre acompanho os trabalhos dela e vejo o quão delicioso é trabalhar com crianças.
    Adorei o post
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Eu adorei o post e acredito que para as crianças esses momentos de brincadeira ajudam muito no aprendizado. Beijos

    ResponderExcluir
  10. A escola do meu filho tb tem a brinquedoteca com muitas fantasias, Lucas adora.

    Bjd

    ResponderExcluir
  11. e muito importante essas coisas, to até pensanodo quando meu filho começar a estudar

    ResponderExcluir
  12. A fase escolar é muito importante, tenho alguns sobrinhos e observo como essas brincadeiras ajuda no desenvolvimento deles.

    Beijos
    www.mariaulhoa.com

    ResponderExcluir
  13. Infelizmente nas escolas públicas estamos tendo diversos problemas com a educação das crianças, mas concordo com tudo que vc disse

    ResponderExcluir
  14. As brincadeiras são fundamentais no desenvolvimento das crianças tanto no social tanto no aprendizado pelo menos eu penso assim.
    Beijos!
    www.mahmaquiagens.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Brincar realmente é muito importante e as crianças aprendem bem mais
    Infelizmente hj em dia vemos cada dia mais cedo crianças fazendo provas e com muitas atividades... tudo tem seu tempo certo, bjs

    ResponderExcluir
  16. A nova escola da Luma tem uma Brinquedoteca incrível .. ela adora . .chega com cada novidade ... lá é muito levado a serio esta parte .. bjs

    Roberta Aquino
    Diário de uma Princesa

    ResponderExcluir
  17. Minha filha está em uma escola excelente, onde as professoras reservam seu tempo para ensinar e brincar também, ela sempre chega dizendo que estava brincando de massinha ou de esconde esconde com as "tias". Posso dizer que quando se perde uma infância perde também uma criança não é???

    ResponderExcluir
  18. Eu trabalho em escola de idiomas e trabalho também com crianças nessa faixa etária de 7,8 e 9 anos e sinto que a carga de responsabilidade que é passado para as crianças é muita e muito cedo, isso vai fazer muita diferença no desenvolvimento dessa criança mas nem sempre ela vai ser positiva, adorei o post e concordo com tudo o que a profa Melissa disse, bjos!

    www.feminices1000.com.br

    ResponderExcluir
  19. Adorei a postagem. Realmente a brincadeira tem tudo a ver com educação e com formação do caráter e personalidade.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho

    ResponderExcluir
  20. A maioria das pessoas não sabem, mas brincar é uma necessidade para a criança! Adorei o post, bjos www.carolmello.com

    ResponderExcluir
  21. Amei o post, realmente as crianças podem aprender brincando!
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. As criança pode aprender brincando sim, isso é uma boa tática para educar!
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Faço psicologia e aprendi que as brincadeiras nessa fase são muito importantes, elas aprendem muita coisa!!
    Beeeijos

    www.segredosdasamigas.com

    ResponderExcluir

Sejam todos bem vindos!
Deixe seu comentário ele é o que alimenta meu cantinho :)
Vou ler com carinho e responder com alegrias
Bjinhos a todos

Leteia Bispo