06 agosto 2013

Dicas de Amamentação

Oi Gente tudo bem...
Essa semana é das mamães rss
Semana da amamentação
Achei essas dicas super interessantes e vim compartilhar com vocês aqui

Dicas para amamentar


As mamas são estruturas dependentes de hormônios e, por isso, durante a gravidez, com o aumento hormonal na circulação, ocorre o crescimento e ramificação do sistema de ductos mamários, por onde passará o leite no momento da amamentação. 
Há também grande depósito de gordura na região. No início da gravidez, conforme as mamas vão crescendo, já em torno da quarta semana de gestação, pode-se sentir um formigamento e aumento da sensibilidade dos seios, em resposta à ação dos estrógenos, da progesterona e dos demais hormônios envolvidos na gravidez. Inclusive, devido ao aumento do aporte de sangue na região, as veias das mamas podem se tornar mais visíveis.

Com aproximadamente oito semanas, aparecem os tubérculos de Montgomery, que são nódulos formados pela dilatação e maior ativação das glândulas sebáceas, na região em volta dos mamilos. A função deste sebo é deixar o mamilo mais macio e flexível para facilitar a amamentação. Com 12 semanas, a área que circunda os mamilos fica mais escura, mantendo-se assim por até 12 meses, após o parto.

Por volta da segunda metade da gestação, pode surgir uma secreção incolor, rica em anticorpos e aminoácidos, o chamado colostro, que persiste até o final da gravidez. O leite propriamente dito, só aparece três ou quatro dias após o parto. O mamilo estimulado pela sucção do bebê provoca a liberação dos hormônios ocitocina e prolactina. A ocitocina que provoca, além da ejeção do leite, contrações uterinas. Isso ajuda o útero a retornar ao tamanho normal depois do parto. Leia, a seguir, medidas que deixam os seios mais preparados para a amamentação.

Massagem na mama
As massagens nas mamas ajudam na produção de leite. São simples de serem feitas e bastante indicadas pelos médicos. Segure a mama com as duas mãos, uma de cada lado, e faça uma pressão da base até o mamilo, como se fosse uma ordenha. Repita o movimento pelo menos cinco vezes, com delicadeza, mas com energia. Depois, faça o mesmo, posicionando uma mão em cima e outra embaixo da mama. Esse procedimento ajudará na “descida” do leite e pode ser repetido uma ou duas vezes por dia.

Banhos de Sol
O banho de sol é um dos melhores procedimentos para preparar as mamas. Tome de 10 a 15 minutos de sol nos seios todos os dias. Os melhores horários são antes das 10 horas da manhã ou depois das 3 horas da tarde. Dependendo do seu tipo de pele e da intensidade do sol, você pode aumentar ou diminuir um pouco esse tempo, porém, não abuse. O calor do sol tornará a pele mais resistente, preparando melhor as mamas para o período da amamentação.

Cremes e óleos hidratantes
Os cremes hidratantes podem e devem ser usados nas mamas durante a gestação, principalmente para evitar o aparecimento de estrias, ajudando na hidratação e melhorando a elasticidade do tecido mamário que, em breve, irá aumentar de volume. Esses cremes hidratantes são aliados eficazes nessa luta, pois também possuem substâncias que ajudam na regeneração da pele. Produtos que contenham em sua fórmula ureia (máximo 3%), lactato de amônia, colágeno, elastina, vitamina E, e óleos vegetais, são recomendados antes e durante a gravidez. Porém, mesmo que a gestante já faça uso de algum creme ou óleo antes de engravidar, é importante perguntar ao médico, para se certificar de que nenhuma substância da fórmula é capaz de prejudicar o desenvolvimento do bebê.

Como lavar os seios durante o banho
A recomendação é lavar o bico do peito (auréola e mamilo) apenas com água. Não utilize sabonete nessa região. Os seios têm uma hidratação natural ideal que deve ser preservada. Claro que, durante o banho, um pouco de sabonete pode escorrer, e não há motivo para pânico. O que não é recomendado é usar o sabonete diretamente nos bicos, esfregando-os, já que isso pode aumentar ainda mais a sensibilidade nessa área.











Bjinhos a todas...

17 comentários:

  1. Parabéns pelo post.
    Ótimas dicas.
    Abraço,
    Toninha
    http://www.educar-oprimeiropasso.com/
    http://toninha-ferreira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu uso cremes, e faço massagens e isto me ajuda muito
    http://www.jeitosimplesdeser.com.br/

    ResponderExcluir
  3. É super importante cuidarmos das mamas e nos preparar para amamentação, ótimas dicas para as gravidinhas, bjss

    ResponderExcluir
  4. passarei pra uma amiga gravida
    seguindo pode retribuir?
    seguindo teu blog pode retribuir?
    www.portaldebeleza.com

    ResponderExcluir
  5. amiga amei as dicas fiz essas coisas
    menos o banho de sol
    linda noite bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Sempre ouvi falar mt bem dos banhos de sol !
    Adoreeeei as dicas , flor !
    Qndo eu tiver meu bebe, ja sei como me cuidar!

    nossoblogdemodaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Boa as dicas. Ajuda muita gente!


    http://elaecrista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Amamentar é muito importante,eu mesma dei de mamar aos meus três filhos,uma vez lembro-me muito desse dia,meu primeiro filho tinha apenas 6 meses, e recebemos a visita de um moça amiga de minha cunhada , a neném dela tinha 2 meses e não mamava ,ela alegou que a criança não sabia sugar.
    Meu marido prontamente perguntou a ela se eu poderia tentar amamentar a neném , ela aceitou, a menina mamou tanto que eu mesma fiquei cansada,tive pena por que sabia que a mãe é que não queria amamentar e usou essa desculpa.
    http://blogdonadecasatambemsearruma.blogspot.com.br/
    http://deusguianossospassos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Querida amiga Letteia !!!

    Passando por aqui para deixar o meu abraço e carinho.
    Te desejo muitas felicidades, amor no coração e, uma
    Maravilhosa semana com muita luz em seus caminhos.
    Beijos de Luz !!!

    POETA CIGANO – 07/08/2013
    “Poesias do Poeta Cigano”.

    ResponderExcluir
  10. Realmente faz uma enorme diferença realizar esses procedimentos de preparo da mama.
    Eu fui preguiçosa e quase não fiz rs
    beijos

    http://viniciusmamaequedisse.blogspot.com.br/2013/08/resenha-shampoocondicionador-baby-roger.html

    ResponderExcluir
  11. Quantas dicas boas, ainda não tenho um bebezinho mas quando tiver conserterza vou seguir essa dicas, beijos.

    http://cidocemulher.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. òtimas dicas!!!!
    bjcas
    Boa Tarde!!
    http://estou-crescendo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Eu não sou mãe hehe, mas as dicas
    estão ótimas! Adorei todas!
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. MUITO IMPORTANTE O INCENTIVO A AMAMENTAÇÃO!
    BJS!!

    ResponderExcluir
  15. Amamentar é um ato de amor!
    Ótimo post! Amei!
    Beijos!
    www.mahmaquiagens.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Muito boa as dicas, adorei. Amamentei meu filho até 8 meses, ele mesmo largou...com a introdução dos alimentos! beijos

    ResponderExcluir

Sejam todos bem vindos!
Deixe seu comentário ele é o que alimenta meu cantinho :)
Vou ler com carinho e responder com alegrias
Bjinhos a todos

Leteia Bispo