10 junho 2013

Luma Emanuelle - 1 ano e 5 meses

Gente Tudo bem...
E como foi o final de semana!!
Espero que bem também
Hoje a Luma faz 1 ano e 5 mes
Como tá crescendo minha pequena viuh!!
Vamos ver o que a Luma já faz com essa idade

A Luma já fala palavras que posso entender, 
já me dar os braços para vestir a roupas e me ajuda para passar a roupa pela cabeça rss
Já pede para sentar e deitar...
Agora deu para andar com um travesseiro pela casa
Se deixar todos ficam no chão rss
Vou começar a dar mais oportunidades para ela ...
Já pega os pentes e quer pentear os cabelos, a pranchinha ela já sabe para que serve rss
Já pega o pano para limpar as coisas, os dentes já quer escovar sozinha...Imagine...
Já diz nanão...e faz com os dedos também, que fofa neh!!
Dormir a tarde , nem pensar quer ficar o tempo todo andando pela casa
Dormir super tarde como sempre...
Nos shoppings quer ficar solta, andando pelas lojas e pegando em tudo rss
Ama gritar enquanto corre de felicidade...Liberdade neh gente...
Já dar abraços quando pedimos...
Já conhece o cachorro rss...
Já fica com alguns amigos no colo, depois de muitas brincadeiras rss
Ela só quer a mamãe, muito fofa
Já gosta de rabiscar, se deixar a casa fica uma obra de arte
Já notei que só pega a caneta com a mão esquerda rss
Mas vamos ver mais um pouco...



Eu acompanho muito o site do Baby center e trouxe um pouco para vocês 
ver o que ela dizem nessa idade:

Observar a criança aprender a falar é uma das experiências mais incríveis de ser pai e mãe. Há crianças que disparam a falar e lá no meio aparece uma palavra inteligível. Outras aprendem a dizer uma palavra de cada vez, aumentando o vocabulário aos poucos, meticulosamente. Outras ainda usam um termo sem parar, por semanas, e depois o esquecem. 

Todas essas variações são normais. O que você pode fazer para ajudar é descrever tudo e mais um pouco. Não só as coisas, mas também sensações: "Viu como o chão está quente?" ou "Olha só que pêlo macio!". 

Quando der uma volta com seu filho, andando ou no carrinho, aponte para as coisas e diga o nome delas. Procure usar palavras normais, e não só apelidos fofinhos. Logo ele vai tomar gosto e começar a mostrar e nomear as coisas sozinho. 
Se seu filho ainda não falar muito, converse com ele usando frases curtas, principalmente se ele parecer confuso quando você lhe faz perguntas ou pede para fazer alguma coisa. Em vez de dizer: "Você não está com fome? Por que então não come a bolacha?", diga apenas: "Coma a bolacha". 
Outra dica é usar afirmações ("Coma direitinho") em vez de frases negativas ("Não jogue a bolacha no chão!"). Lembre-se que escutar é fundamental para a aquisição da linguagem. Se seu filho sofre com otites ou se você desconfiar de algum problema de audição, não deixe de falar com o pediatra. 


Nesta idade, as crianças adoram criar obras de arte. Se da primeira vez que você pôs um giz de cera na mão do seu filho ele fez rabiscos pela folha toda, agora pode ser que ele consiga controlar o desenho melhor, ocupando espaços diferentes do papel e talvez até tentando fazer círculos. 

Caso você ainda não tenha tentado, não há problema. Se conseguir, arranje um papel mais grosso e grude-o na mesa com fita adesiva. Giz de cera é melhor que lápis, pois traz menos risco de machucados. Prefira os grossos, pois os finos vão quebrar muito rápido. 

Outra alternativa é giz, para riscar a calçada ou o quintal. Giz molhado pode ser usado no papel e não solta tanto pó. 
Quando sair para um passeio, ou for brincar lá fora, você pode recolher folhas e pedrinhas junto com seu filho, para depois fazer uma colagem em casa


Seu filho não gosta muito de pisar descalço na areia? Nem na grama? Como ele está percebendo melhor as sensações, começa a reclamar se elas são muito diferentes. Pelo mesmo motivo, pode começar a recusar alguns alimentos, menos por causa do sabor e mais pela textura na boca. Pudim, gelatina e purê, por exemplo, podem ser vítimas. 

Há crianças que não gostam de ser penteadas, outras que reclamam que a roupa incomoda. Procure ceder um pouco: arranje roupas que não apertem, use condicionador para facilitar a tarefa de pentear, distraia a criança com outra atividade na hora de arrumar o cabelo, ou brinque de cabeleireiro com ela. 

Só não esqueça de ir trabalhando para diminuir o incômodo. Quanto mais a criança se acostumar com as sensações, mais fácil será a vida de todo mundo. 


Mais de 90% das crianças já andam ou estão prestes a aprender a andar com esta idade. Agora é questão de ficar mais firme. De andar para subir em tudo o que aparecer pela frente é um pulo. Seu filho vai querer subir na cadeira sozinho. 

Outro possível "feito" é querer pular a grade do berço. Certifique-se de que o estrado está na posição mais baixa possível, e nunca deixe a grade abaixada. Caso seu filho consiga escapar mesmo assim, talvez você já tenha que pensar em passá-lo para uma cama. 


Se ele já anda firme, você pode ensiná-lo a pular em um pé só, como saci. Segure-o pelas mãos e mostre como fazer. Ele vai se divertir tentando imitá-la, embora no começo acabe pulando com os dois pés mesmo. 

Você está preocupada porque seu filho não parece interessado em andar? Converse com o pediatra, pois só ele pode identificar se há algum motivo especial para o atraso. 
Enquanto isso, continue fazendo muita festa a cada passinho, e experimente dar alguma coisa para seu filho segurar enquanto tenta andar. Muitas vezes isso ajuda com o equilíbrio e distrai a criança. 


Você já mora nessa terra? Ele quer fazer tudo sem ajuda? É claro que algumas coisas não dá para deixar, mas outras você pode permitir que ele faça, mantendo-se por perto para ajudar se necessário. 

A hora da refeição é uma boa oportunidade para dar à criança certa autonomia, deixando-a levar a colher à boca sozinha (apesar da sujeira!). 

Talvez seu filho comece a demonstrar preferência por uma das mãos, mas ainda vai demorar um bom tempo para você saber se ele é destro ou canhoto. 

Por essa época é provável que a criança comece a não querer fazer uma das sonecas diurnas, normalmente a da manhã. É um período de transição que pode ser difícil para toda a família, até que todo mundo se adapte aos novos hábitos.


Você diz "Não pode mexer aí", ele olha bem para você e mexe? É duro não ficar irritado com tamanha cara de pau, mas os especialistas aconselham que você ignore esse tipo de comportamento (na prática, finja que não viu), em vez de dar uma senhora bronca. Isso evita que tudo vire motivo para um confronto entre vocês dois. 

A questão é que nesta idade a criança ainda está adquirindo autocontrole. Ela quer tudo aqui e agora. Por isso vai pedir a água naquele copo específico, vai querer usar sandália num dia de frio e não haverá Cristo que a convença do contrário. Tudo porque ela quer que seu mundo seja previsível, já que assim ela se sente muito mais segura. 

Por incrível que pareça, carinho e contato físico, além de muita calma, são o que mais resolve nessas situações. Mostre o quanto ficou feliz se ele finalmente concordar com você, mas esteja preparado para mudar rápido de assunto para tentar evitar um drama ainda maior. 

Lembre-se de que esse tipo de escândalo faz parte do desenvolvimento do seu filho. Eles tendem a acontecer quando a criança está cansada, com fome ou excitada demais. Às vezes ele só quer é atenção. Nesse caso, dedique um tempinho para um abraço e um bate-papo que as coisas devem melhorar. 


A fase de estranhar pessoas desconhecidas começa a melhorar. A criança passa a criar relações específicas com outras pessoas que não só o pai ou a mãe. Fica mais fácil para ela fazer amizade com a professora nova ou dar tchau e sorrir para as pessoas na rua. 

http://brasil.babycenter.com/a3400512/a-crian%C3%A7a-de-1-ano-e-5--meses#ixzz2VlxIauF
S


Parabéns a Minha princesa!!!


Bjokas :)

31 comentários:

  1. Olá também faço parte do Agenda dos Blogs e passei por aqui para bisbilhotar no seu cantinho e como gostei muito estou te seguindo .Meu blog se chama LivreAcessoEBD e por isso fique a vontade para ir conhecer sua presença será especial pra mim.
    http://livreacessoebd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. a que fofura parabéns para a sua pequena
    linda semana bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que coisinha mais fofa e parabéns pela nova parceria , não tive tempo de comentar quando vi, tudo de bom! Janet.

    ResponderExcluir
  4. Linda! E está crescendo rápido, hein!
    Beijos!
    Uma semana abençoada!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Isso é um post ou um jornal??? kkkkkkkkkkkkkkkk, mas é mto bom, ver essa evolução =) Parabéns !!!!!!!!!!!
    www.mahmaquiagens.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Todo pai e mãe fica acompanhando ansioso os progressos de seus bebês. Deve ser muito bom mesmo!


    http://elaecrista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Parabéns princesa, você é muito linda.
    Muita saúde e sapequices.
    beijos

    http://viniciusmamaequedisse.blogspot.com.br/2013/06/atelie-pepa-maria.html

    ResponderExcluir
  8. Olá! Adorei teu cantinho e tua filhota é linda!!!
    Seguindo e retribuindo a visita através do Agenda dos Blogs.
    Mto sucesso e saúde pra vcs!!!
    Beijão
    http://www.espacoemcomum.com.br

    ResponderExcluir
  9. dá vontade de morder essa coisinha mais fofa...obrigada pela visita em meu blog....bjimmm e boa semana!
    www.bybeiju.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Nossa eu ja passei por tudo isso, nem me lembrava mais o quanto é legal essa fase das crianças, passa tão rápido ..

    Aproveite cada segundo, porque vale a pena ...

    Abçs e carinhos, boa semana pra você!

    My e Rapha

    ResponderExcluir
  11. Que lindo seu blog,adorei...

    http://cecilia-reis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Leteia que fofa está Luma, as meninas também não gostam de dormir, mas faço dormir do mesmo jeito (tanto a tarde como de noite).
    Porque que os filhos crescem tão rápido :(, queria que tempo passasse mais devagar.
    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Parabéns linda!!! Adoro estes posts de acompanhamento... Adoro o Baby Center tb. Bjs
    Vivi e isaac

    ResponderExcluir
  14. Oie!!!
    Vim conhecer teu cantinho e adorei!!
    A Luma é lindaaa :D
    Já estou seguindo :D
    Passa lá no blog quando quiser!!!
    Beijinhos
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Sejam todos bem vindos!
Deixe seu comentário ele é o que alimenta meu cantinho :)
Vou ler com carinho e responder com alegrias
Bjinhos a todos

Leteia Bispo